Pular para o conteúdo principal

Sem meu ar condicionado não vivo. E sem sorvete de ozônio?


Thomas Midgley Jr. Era formado em engenharia, mas sempre teve uma queda pela química e para má sorte de todos nós, transformou a tal da queda pela química em profissão. Passou a inventar fórmulas com um sonho: tornar a vida de todo mundo um paraíso aqui na terra.
No ano de 1921 Thomas Midgley Jr. Trabalhava para a General Motors e tinha uma missão, resolver um problema persistente nos motores dos carros, uma trepidação irritante, o que vulgarmente chamamos de “ motor batendo”.
Depois de pesquisar Thomas Midgley Jr. Chegou a uma fórmula química chamada de Chumbo Tetraetila.Essa fórmula não acabou com a trepidação dos motores, mas a reduziu o bastante para tornar a invenção de Midgley Jr extremamente popular.
Como todo mundo sabe o Chumbo é um elemento da natureza, Midgley Jr não inventou o Chumbo, mas teve a genialidade de reinventá-lo, transformando o Chumbo em um elemento químico industrialmente viável.
O problema foi que como em um passe de mágica o Chumbo passou a fazer parte do dia dia de todo mundo. De latas de conservas para alimentos a gasolina para carros, de filtro para água a tinta para pintura de roupas e quadrados. Enfim o Chumbo Tetraetila era o deus redentor de uma humanidade ávida pela modernidade que estava se iniciando.
Muitos cientistas da época sabiam do graves problemas que o Chumbo poderia causar, mas fecharam os olhos. O Chumbo fazia a fortuna de milhares de pessoas e se uma ou outra morresse era só mera estatística. Afinal de contas o progresso não pode parar.
Fazemos aqui justiça. Clair Patterson foi um dos cientistas que não entraram nessa de lucros e silêncio comprado, botou a boca no mundo, tornou público os graves problemas que o Chumbo causava a saúde. Sua luta contra o uso indiscriminado do Chumbo levou os Estados Unidos a suspenderem a adição de chumbo na gasolina em 1986, o Brasil só fez isso em 1989. A diferença parece pouca, mas se tratando de vidas muita gente se contaminou neste período. Viva Clair Patterson que além de combater a praga do Chumbo descobriu que a Terra tem 4,5 Bilhões de anos!!!
Em 1923 nas fábricas de automóveis dos Estados Unidos o número de funcionários contaminados era alarmente. Muitos morreram, suas famílias já mais foram indenizadas. Os donos das fábricas alegaram que o Chumbo não causava problema algum a saúde e tinham o apoio de médicos, cientistas e advogados para confirmarem essa mentira.
Thomas Midgley Jr. Não parou de contribuir para o bem da humanidade e em 1920 preocupado com o gás que vinha nos refrigeradores (que era realmente muito tóxico e se vazasse poderia levar pessoas a morte) Thomas Midgley Jr pesquisou e criou o clorofluor carbonos, ou seja, CFCs.
Esses gases estão presentes até hoje em ar condicionados, geladeiras, sprays e em outras séries de produtos. Que mal vai em um dia de calor arretado entra em seu belo automóvel e ligar o ar condicionado? Há pouca coisa de errado nisso, só um probleminha, toda vez que alguém se perfuma com sprays ou utiliza o ar condicionado de sua casa ou de seu carro libera os CFCs e o resultado é simples: Esse atos de conforto herdados da modernidade ajudam a aumentar o buraco da camada de ozônio e depois disso já sabemos o que acontece. Efeito estufa, maremotos, terremotos, clima maluco. Nada que não justifique seu carrão com um delicioso ar condicionado e é claro um loira do lado devidamente perfumada com os CFCs.
Bom sujeito esse Thomas Midgley Jr, não? Ao contrário do Chumbo que ele sabia dos riscos, no caso dos CFCs ele morreu inocente.Isso porque morreu antes.
Thomas Midgley Jr ficou paralítico por causa da poliomielite e o que fez ele diante dessa tragédia particular? Correu para as barras das saias da mamãe e chorou? Tentou suicídio? Nada disso. Ele inventou um sistema mecânico que o retirava da cama e o colocava de pé, sabido esse Thomas Midgley Jr.
Em um belo dia para a humanidade e um péssimo dia para Thomas Midgley Jr, ao tentar levantar da cama o sistema que ele inventou enguiçou. As cordas que o deixava de pé enrolaram em seu pescoço o resultado foi... Estrangulamento. Thomas Midgley Jr não morreu contaminado pelo chumbo que reinventou, não morreu de câncer pelos raios ultravioletas que os CFCs deixam mais expostos na terra. Morreu enforcado em sua última invenção. Perdeu cabeça e a humanidade herdou dele duas grandes estúpidas invenções que pouco a pouco vão nos levando para extinção.
Para sua diversão indico o livro “Breve História de quase tudo” de Bill Breyson. Lá você vai encontrar Thomas Midgley Jr. E outros sujeitos fantásticos.
ediney-santana@bol.com.br
http://edineysantana.zip.net

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…