Pular para o conteúdo principal

ARME-SE COM A DOÇURA
De: Ediney Santana

Nada de muita pressa, nada de muita razão. Acredite: ouça mais seu coração. Razão em excesso atrapalha.
Todas às vezes que tentei ser lógico e severo com meu coração tomei porrada feia da vida.
Gosto de andar pelas ruas, de sorri pelas ruas, de me ver em paz pelas ruas, do anoitecer suave do Rênconvo, de voltar de madrugada para casa quando tenho a impressão que as ruas são só minhas e dos gatos vadios.
Sinto saudade de quando dormia tranqüilo, de quando não havia tantos perigos perto de mim. Lembro de quando me fuzilava apenas as paixões do dia dia e não esse circulo horroroso de poder.
Gostava mais de mim quando o maximo sonho era atravessa a rua e ir ao Bar de Salvador comprar um lasca pé.
Mas crescemos, nos embrutecemos enrolados na tal da razão. Nos dizem: - sejam racionais- Eu digo:às vezes é preciso sermos mais coração,mais afeto, mais arco-íris, perfume, flor e arlequim.
Ontem meu amigo Josane Peer brincava comigo de revolucionário no Teodoro Sampaio, hoje ele em vive em São Paulo e me diz que o ano que vem vai fazer 40 anos de idade. Saudades camarada Peer da nossa música, da nossa inocência, do mundo no qual vivíamos.
Se ouvisse mais meu coração nunca teria perdido a fé em Deus, nunca trairia meus melhores amigos e lhes roubado revistas do Chico Bento ou uma figurinha do Tio Maneco.
Se tivesse ouvido mais meu coração minha mãe ainda seria jovem e estaríamos morando na Piritiba.
Deus é por nós só quando somos vitoriosos, diz a razão fria e exata. O coração me diz: seja por ti que estarei sempre ao teu lado.
A vida escolhe nossas tragédias e elegantemente as aceitamos ou não. A vida em si não existe, somos sombras de um deus que tentamos conhecer, desvendar. Deus é paz, amor, alegria profunda.
Somos pequenos grãos de areia indo de um lado para o outro, renascendo nos braços do acaso, fugindo da noite escura, agarrados no sonho louco de sermos eternos.
Ouça mais seu coração, nunca deixe alguém que você ama longe de você, abrace seus pais e irmãos, seja ambicioso, mas nunca maldoso. Respire profundamente e sempre trepe com camisinha.
Engravide a mulher ou fique grávida da pessoa que você ama. Só não se esqueça de ouvir o coração. É fácil, a voz do coração é leve, suave e tranqüilizadora. Não tenha medo de parecer careta, mande flores, conte uma canção de Roberto Carlos “Amanda Amante” ou “ Por isso estou aqui”.
Viva antes que a noite venha, antes que você passe e não perceba. Que teu deus te abençoe ou tua razão lhe seja leve.
ediney-santana@bol.com.br
http://edineysantana.zip.net

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…