Pular para o conteúdo principal

Em nosso mundinho há estrelas cometas

















Nascemos em uma pequena cidade da Chapada Diamantina, Mundo Novo, na Bahia. Como meus bisavôs, avós e avôs, tios e tias e muitos primos e primas, minha mãe era analfabeta. Meu pai também não sabia ler nem escrever, mas por um gesto de solidariedade seu e de minha mãe conseguiu em 1976 um emprego na Rede Ferroviária. Antes meu pai trabalhava na lavoura, no campo.
Com o emprego saímos de Mundo Novo para Santo Amaro no Recôncavo baiano. Meu pai, minha mãe é eu.
Cidade distante da nossa, sem um conhecido se quer. O que aliviava a solidão era o fato de muitos colegas do sertão que trabalhavam na ferrovia também foram transferidos para Santo Amaro quando a linha da “grota”, como era chamado o setor norte da ferrovia no sertão, foi fechada.
Meu pai morreu aos 42 anos de diabetes, eu tinha 16 anos e mais dois irmãos menores.
Antes disso eu, meu pai e minha mãe tínhamos uma barraquinha na qual vendíamos cigarros, geladinho e cocadas.
Meu pai era doce e gentil comigo, mas descuidava da formação formal, formação que nem ele e nem minha mãe tiveram. Mas por algum motivo minha mãe cobrava de mim resultados bons na escola.
Perto da nossa barraquinha havia uma banca de revista (até hoje está lá) minha mãe me dava dinheiro para comprar revistas, em especial as de Mauricio de Souza, e de tanto ficar por lá o dono me chamou para vender jornais. Revicoque, é o dono da banca de revista, foi uma pessoa importante na minha formação em leitura, podia ler todas aquelas revistas e jornais sem pagar nada, antes de trabalhar lá e depois que sair ele me deixava ler tudo.
Acordava às 4:00h ou 05:00 da manhã e ia,com apenas 14 anos de idade vender jornais. Não era trabalho infantil, na concepção de minha mãe e meu pai era um maneira mais útil e prática de educação.
Trabalhei muito na infância, mas os livros sempre estiveram por perto, os livros chegavam pela boa vontade de minha mãe, que mesmo sem nunca ter lido um sabia da importância deles em casa.
Não fui um aluno brilhante, fui medíocre, tinha problemas de aprendizado e repetir o ano várias vezes. Minha mãe fazia o que podia comigo.
Anos depois a Universidade Estadual de Feira de Santana abriu um campus em Santo Amaro, minha mãe praticamente me obrigou a prestar vestibular. Fiz a fui aprovado. Mas não foi fácil, minhas deficiências eram terríveis.
No dia da primeira prova, choveu muito em Santo Amaro,( era um dia de domingo a cidade estava em festa pela padroeira) o telhado da nossa casa desabou, gritei para minha mãe que não iria no dia seguinte fazer mais prova alguma,. Obviamente ela me obrigou a ir.
Estudei letras, publiquei livros, quatro ao total. Estou alfabetizando minha mãe, ela é um pouco preguiçosa, mas vai bem.
Quando Wagner ganhou a eleição fui escolhido para ser coordenador de educação na minha cidade. Recentemente fui Secretário da Educação do município de Santo Amaro. Então tenho um anjo da guarda de carne e osso, minha mãe.
Soube ser mãe, amiga, entender minhas biritas, minha idéias de menino maluquinho inventado não por Ziraldo, mas por ela e meu pai, minhas dificuldades de aprendizado... Somos felizes. Decididamente somos felizes.
ediney-santana.@bol.com.br
HTTP://edineysantana.zip.net
A foto acima é da estação ferroviária da Barra em Mundo Novo em 1956

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…