Pular para o conteúdo principal

É um pássaro... é um avião..não é o super-homem



Super-homem é a metáfora moderna mais perfeita para Jesus Cristo. Super-Homem assim como Jesus é filho adotivo, os dois são primogênitos dos pais biológicos e ambos vieram de algum lugar no espaço que os cristão chamam de céu e os adoradores do Super-Homem de Kripton, o pai de Jesus é Jeová o de Super-Homem Joel.
Jesus tinha um flerte por Maria Madalena, Super-Homem tinha Lois Lene, ambos nunca se realizaram com suas paixões secretas, Jesus queria salvar o mundo e acabou ele mesmo sendo pregado na cruz, Super-Homem é mais modesto quer apenas livrar sua cidade do Super-Bandido Lex Luthor.
Lex Luthor é um bandido metido a cientista. Lúcifer é o que trouxe a luz da ciência para o mundo, justamente o que nos leva para uma vida longe dos ideais de Cristo.
Super-Homem tem as cores dos Estados Unidos, é uma criação ianque, todo mundo sabe que os ianques são protestantes. Não por acaso vivem imitando personagens bíblicos, já reparou que a águia símbolo dos Estados Unidos e parecida com as das legiões romanas? E que assim com no velho testamento eles adoram uma guerra , roubar , saquear países em nome de Deus e da salvação do mundo?
A diferença entre Cristo e Super-Homem é que Cristo nos oferece (ou oferecia) o paraíso depois da morte, desde que controlássemos nossos desejos, nossas vontades mais secretas ou não, mas Super-Homem, como bom protestante que é, nos oferece (ou oferecia) o paraíso aqui mesmo na terra, e o melhor, não nos pede nada em troca. Ele ainda nos livra dos entraves que nos impede de vivermos neste paraíso, além de Luthor: estupradores, batedores de carteiras etc. enfim bandidos rasos.
Super-Homem é pragmático, Cristo é metafísico. Só a falta da fé pode destruir Cristo nos corações, já Super-Homem basta um pouquinho de kriptonita .Em um ponto são totalmente iguais: ambos diminuem nossa capacidade de sermos completos, ambos nos veem com fracos e impotentes diante a vida.
Tanto Cristo quanto Super-Homem são invenções do cristianismo, um inventado por Paulo que além de ser o maior escritor da bíblia tanto no verso em prosa quanto na persuasão é um assassino redimido pela sua própria invenção: Cristo. O outro foi inventado Jerome (Jerry) Siegel e Joseph (Joe) Shuster. Jerome criou o personagem quando tinha apenas 19 anos de idade e Joseph o desenhou.
Seja lá como for fato é que Cristo e Super-Homem são dois personagem que mexem com a imaginação de muita gente. Um influência milhões ao redor do mundo o outro o de milhares de crianças e marmanjos como eu que hoje à tarde quebrei o DVD do meu irmão quando assistia ao Filme: Super-Homem o retorno.
Lembro um dia vendo um episodio na tv do Super-homem, amarei uma tolha no pescoço e me joguei da janela...o fim você já sabe...Bom filme ou boa oração.
ediney-santana@bol.com.br
http://cartasmentirosas.blogspost.com

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…