Redemption Song


Quando eu era criança meu pai me deu todos os Lps de Bob Marley lançados no Brasil. Em verdade ele me dava o dinheiro, eu ia até a feira livre de Santo Amaro e comprava os discos em uma banquinha de um senhor de Feira de Santana.
Bob Marley, Edson Gomes e Elvis Presley foram os primeiros artistas que gostei , de certa forma influenciaram minha visão de mundo. Foi através das canções de Edson Gomes que tive minhas primeiras lições sobre como a desastrosa atuação do sistema político afetava negativamente a vida das pessoas, suas canções tinham algo da realidade em que eu vivia, eu era um garotinho entre os meus oito e dez anos e aquelas músicas começaram a despertar em mim algo que só mais tarde eu entenderia melhor: visão política da vida, uma visão que a escola não faria nada para ampliar, em verdade a escola tentou sufocá-la.
Elvis Presley chegou até mim por causa dos seus filmes na Sessão da Tarde da Rede Globo, naquele tempo a Sessão da Tarde era previsível: Roberto Carlos, Elvis Presley, A Fantástica Fábrica de Chocolates, Herbie se meu fusca falasse e é claro as comédias de Jerry Lewis.
Ainda nos anos de 1980 quando morava no “Buraco da Jia” rua do bairro 2 de Julho em Santo Amaro, toquei em um bloco afro mirim chamado “ Força Negra”. Lembro quando o Olodum lançou seu primeiro disco, foi uma festa, o disco não parava lá em casa.
Bob Marley, Edson Gomes, Olodum e Elvis fizeram parte da minha formação musical. Elvis por causa de sua voz perfeita, sempre gostei de cantores singulares e de vozes marcantes.
Sempre digo, depois de todos esses anos, que na música apenas dois cantores tiveram influência sobre mim, o primeiro Edson Gomes e já na minha adolescência Renato Russo e sua Legião Urbana, o primeiro me ajudou a entender como a sociedade funcionava e o outro me apresentou o lirismo poético musical de sua obra.
Uma vez quando ainda morávamos no Prédio da Leste (antiga Direc-31) discutindo com meu pai ele disse “Você parece esse povo comunista”. Quando fui para o Colégio Senador Pedro Lago passei a 5ª série inteirinha perguntando a professora de OSPB o que era comunista. A professora só me respondia que era um sonho.
Edson Gomes e Renato Russo me ensinaram muitas coisas, me tocaram profundamente. São artistas inesquecíveis e ao contrário da professora de OSPB, aprendi com eles que o dia seguinte ao sonho é a utopia, ou seja, sua realização.
Nada impede um sonho bom ou não de um dia se tornar uma utopia, um lugar possível.
Hoje sou escritor com quase dez livros publicados, faço a releitura dos artistas importantes que encontrei e de como esses encontros foram fundamentais para mim. Tudo isso só me diz o quanto mesmo nascendo pobre e com tudo contra, em algum lugar há sempre algo que pode fazer das nossas vidas o bem . Música é diversão, arte, mas também pode ser aprendizado e nos ajudar caminhar  para frente e conquistar o mundo sonhado.
O encontro com Edson Gomes e Bob Marley só foi possível por causa de um programa chamado Reggae Special apresentado por Ray Company na Rádio Itapoan FM. Mais que um programa de rádio, Ray Company apresentava uma ação social, abria espaço para bandas e artistas independentes e entre esses artistas um dia apareceu Edson Gomes, fica aqui também minha boa lembrança daqueles momentos ouvindo aquele inesquecível programa, apresentado por um locutor diferente, especial e solidário com os artistas até então desconhecidos. Todos os sábados eu ia até ao Palácio dos Discos comprava uma fita K7 e gravava o Reggae Special inteirinho e claro esperava ansioso para ouvir gravações ou vivo do Edson, espero que um dia aquelas gravações todas apareçam como material inédito e raro do Edson Gomes.
ediney-santana@bool.com.br
http://edineysantana.zip.net


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys