Nossas Línguas Brasileiras


A língua portuguesa não simboliza apenas a força do antigo império lusitano pelo mundo. Não, com ela herdamos todo um legado cultual de um povo que juntamente com a cultura de outros povos ajudaram a formar nossa pluralidade cultural.
O antigo povo português chegando aqui não demorou a se misturar com os índios e iniciaram o que viria a ser um dia nós brasileiros, a língua portuguesa também logo foi influenciada pelos idiomas indígenas falados aqui.
Nenhuma língua pode ser amordaçada por decretos ou classe social. A língua é um organismo vivo (ver o lingüista Saussure) e como tal vai-se modificando de geração em geração e cada geração marca em seu tempo seus falares e deixa suas contribuições para própria língua.
Sempre acho graça quando ouço alguém falar que “português é difícil”. Não é,nenhuma língua é difícil, os códigos de qualquer língua quando são sistematizados pela gramática normativa é o que pode torna-la distante e fria dos seus próprios falantes maternos. Aprendemos a nossa língua vernácula mesmo antes de irmos para a escola, é bom sempre lembrarmos disso.
Cientificamente nenhuma língua é mais importante que outra. O determinante para que o inglês seja uma língua de alcance mundial não é um determinante intelectual e sim de poder, paises hegemônicos impõe sua cultura sobre os outros e a língua é uma arma importante para se concretizar a dominação da cultura de um povo ou para o seu extermínio, os portugueses fizeram isso com os índios.
Fica então combinado que é possível filosofar em Grego, Alemão ou esperanto...
ediney-santana@bol.com.br
http://edineysantana.zip.net

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys