Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 29, 2009

Maria Gadú e Monica Montone

Marcelo Nova certa vez disse que quase todas as cantoras da nossa música eram filhotes de Gal Costa, quer dizer, cantavam ou cantam afinadinhas e não vão além de adocicadas melodias pops. É bom ressaltar que a Gal Costa em questão é a pós-tropicalista.
Claro, Marcelo Nova não tem razão completa em sua afirmação, mas tem lá algumas verdades inegáveis. As cantoras da chamada MPB, do barzinho as divas festejadas tendem a uma padronização sem grandes diferenças no que cantam e como cantam.
Vozes com atitude e rebeldia sonora como os de Elis Regina, Cássia Eller, Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Daniela Mercury, Margarete Menezes, Ângela RôRô, Rita Ribeiro, Zélia Duncan e até mesmo (às vezes chatinha) Ana Carolina fazem parte de um time raro, as das cantoras personalíssimas e mesmo quando mergulhadas em músicas puramente comerciais fazem a diferença na rotina das FMs.
Assistindo aos programas Sem Censura e Atitude.com/ TV Educativa, tive pela primeira vez um encontro com duas jovens canto…