Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2009

Não viver só para si

Imagem
Em 2008 quando publiquei pela Laetitia Editore o meu livro – Os deuses não são socialistas- dediquei um capítulo a uma ideia: “não viver só para si”. Não é uma ideia mística ou política é um argumento que aponta para um caminho o qual se percorrido nos levará a um encontro feliz com nossa dignidade humana que me parece anda meio adormecida nos escombros do nosso egoísmo.
Como seria uma sociedade a qual não se vive só para si? Não seria criado um grupo, não teríamos lideres, não se arrecadaria fundos, não seriamos nem da turma de Michael Alexandrovich Bakunin, de Marx ou do Adam Smith. Nem uma sociedade como a conhecemos existiria .
Seriamos nós, cada um com suas possibilidades em seu lugar, sua rotina fazendo a diferença em pequenas e quase invisíveis ações.
Adotaríamos uma visão de mundo não egocêntrica, não centralizada em si mesma. Um dia ao sair de casa dei bom dia a um gari, resposta dela: “Não estou acostumada com “bom dias” às vezes penso que sou invisível. Quem adota não viver só…