Pular para o conteúdo principal

Aqui é o meu país
























Uma cidade que está entre as mais poluídas do mundo por metais como Chumbo e Cádmio.

A poluição começou em 1956 quando o grupo francês Penarroy Oxide S/A abriu uma fábrica na cidade para produzir lingotes de chumbo.

Em 1989 a unidade da Penarroy em Santo Amaro-Ba foi comprada pelo grupo Trevo do Rio Grande do Sul, em 1991 finalmente a fábrica foi fechada.

Os resíduos do chumbo, escória que polui toda cidade, segundo estudos podem chegar a 490.000 toneladas, isso tudo está enterrado pelas ruas, quintais, campos, jardins e no pátio da antiga fábrica, se você vier a Santo Amaro não vai notar nada de diferente, mas a tragédia esta aqui nos envenenado.

Durante 33 anos de atividades na cidade a fábrica produziu cerca de 900 mil toneladas de chumbo e faturou US$ 450 milhões, deve milhões em dividas trabalhistas a ex-funcionários, muitos já morreram contaminados pelo chumbo.

A AVICCA, associação dos contaminados que defende os ex-trabalhadores, conta em seus registros: 89 viúvas da contaminação e 560 crianças gravemente doentes.


Há depoimentos de que os filtros das chaminés da fábrica cheio de resíduos de chumbo foram utilizados pela população para confeccionar roupas, tapetes e cortinas.

O uniforme dos trabalhadores da fábrica, impregnados de resíduos químicos eram lavados em suas casas o que contaminou também suas famílias.

70% das ruas foram calçadas como os resíduos de chumbo. Toda essa contaminação causa as pessoas: Câncer, anemia, lesões hepáticas, renais, hipertensão, neurológica, neurocomportamentais, encefalopatia, diminuição das funções cognitivas e motora, baixo peso, aborto, diminuição do número de espermas, osteoporose e outras doenças.
Há 44 anos a cidade tem a maior incidência de câncer do estado da Bahia e elevadíssimos registros de tuberculoso e hanseníase.
Segundo o IBGE, 12.440 pessoas em Santo Amaro tem algum tipo de deficiência física, isso corresponde a 21,8% da população. Essa média é a maior do estado, a média de pessoas em Salvador com alguma deficiência não ultrapassa os 15,6%.
As fotos que ilustram esse artigo foram tiradas no hospital Modernidade da cidade e há evidencias confiáveis de que as deformações foram causadas pelo chumbo. Não estão aqui por sensacionalismo, estão aqui para que todo mundo saiba como vivemos e os riscos que corremos e mesmo assim nenhum governo até hoje fez nada para nos ajudar.
Nenhum grupo ambiental atual na cidade, não há nenhuma política pública para o meio ambiente ou de controle dos efeitos da contaminação sobre cidade, o número de pessoas com câncer é assustador, morrer de câncer em Santo Amaro é uma macabra rotina.
Esse texto foi adaptado de um documento oficial do governo da Bahia, se você desejar saber mais posso enviá-lo completo ou se preferir assista no seguinte endereço http://www.youtube.com/watch?v=VvyN5nnF6DM um vídeo sobre o problema.
Concordo que devemos salvar a Amazônia, as tartarugas marinhas, as orquídeas, baleias e golfinhos, mas será que no mundo não há alguém que possa nos ajudar? Sozinhos não
podemos resolver nossos problemas.
http://edineysantana.zip,net
ediney-santana@bol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…