Aqui é o meu país
























Uma cidade que está entre as mais poluídas do mundo por metais como Chumbo e Cádmio.

A poluição começou em 1956 quando o grupo francês Penarroy Oxide S/A abriu uma fábrica na cidade para produzir lingotes de chumbo.

Em 1989 a unidade da Penarroy em Santo Amaro-Ba foi comprada pelo grupo Trevo do Rio Grande do Sul, em 1991 finalmente a fábrica foi fechada.

Os resíduos do chumbo, escória que polui toda cidade, segundo estudos podem chegar a 490.000 toneladas, isso tudo está enterrado pelas ruas, quintais, campos, jardins e no pátio da antiga fábrica, se você vier a Santo Amaro não vai notar nada de diferente, mas a tragédia esta aqui nos envenenado.

Durante 33 anos de atividades na cidade a fábrica produziu cerca de 900 mil toneladas de chumbo e faturou US$ 450 milhões, deve milhões em dividas trabalhistas a ex-funcionários, muitos já morreram contaminados pelo chumbo.

A AVICCA, associação dos contaminados que defende os ex-trabalhadores, conta em seus registros: 89 viúvas da contaminação e 560 crianças gravemente doentes.


Há depoimentos de que os filtros das chaminés da fábrica cheio de resíduos de chumbo foram utilizados pela população para confeccionar roupas, tapetes e cortinas.

O uniforme dos trabalhadores da fábrica, impregnados de resíduos químicos eram lavados em suas casas o que contaminou também suas famílias.

70% das ruas foram calçadas como os resíduos de chumbo. Toda essa contaminação causa as pessoas: Câncer, anemia, lesões hepáticas, renais, hipertensão, neurológica, neurocomportamentais, encefalopatia, diminuição das funções cognitivas e motora, baixo peso, aborto, diminuição do número de espermas, osteoporose e outras doenças.
Há 44 anos a cidade tem a maior incidência de câncer do estado da Bahia e elevadíssimos registros de tuberculoso e hanseníase.
Segundo o IBGE, 12.440 pessoas em Santo Amaro tem algum tipo de deficiência física, isso corresponde a 21,8% da população. Essa média é a maior do estado, a média de pessoas em Salvador com alguma deficiência não ultrapassa os 15,6%.
As fotos que ilustram esse artigo foram tiradas no hospital Modernidade da cidade e há evidencias confiáveis de que as deformações foram causadas pelo chumbo. Não estão aqui por sensacionalismo, estão aqui para que todo mundo saiba como vivemos e os riscos que corremos e mesmo assim nenhum governo até hoje fez nada para nos ajudar.
Nenhum grupo ambiental atual na cidade, não há nenhuma política pública para o meio ambiente ou de controle dos efeitos da contaminação sobre cidade, o número de pessoas com câncer é assustador, morrer de câncer em Santo Amaro é uma macabra rotina.
Esse texto foi adaptado de um documento oficial do governo da Bahia, se você desejar saber mais posso enviá-lo completo ou se preferir assista no seguinte endereço http://www.youtube.com/watch?v=VvyN5nnF6DM um vídeo sobre o problema.
Concordo que devemos salvar a Amazônia, as tartarugas marinhas, as orquídeas, baleias e golfinhos, mas será que no mundo não há alguém que possa nos ajudar? Sozinhos não
podemos resolver nossos problemas.
http://edineysantana.zip,net
ediney-santana@bol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys