Pular para o conteúdo principal

Masturbação social

Liguei a TV agora pela manhã e vi um jogador de futebol dizendo que seu sonho era jogar em um grande time para comprar uma casa para sua mãe, que já sofrera muito, mas Deus iria ajudá-lo a conquistar seu sonho. Também desejo que ele conquiste seus sonhos e compre uma casa para sua mãe, mas pobreza não faz Gol e nem histórias tristes vão comover a bola, é preciso entre tudo isso e acima disso tudo talento.
Não raro ao ligarmos a TV assistimos gente chorando desesperadamente se dizendo cantor e que merece uma chance, ou uma criança a qual os repórteres juram “vai ser um novo Pelé” tudo isso é bonito, mas não real. Comoções passam, o talento fica.
Não vou comprar um livro pela história de vida do seu autor, claro que histórias de superação são dignas de respeito, mas não são suficientes para transformar um cantor de churrascaria desafinado em um Fabio Golfeti
Pessoas pobres e geniais as quais tiverem uma vida difícil, sofreram, comeram o pão que nem o diabo quis não tiveram sucesso pelas suas histórias tristes, foram e é sucesso pela capacidade e talento artístico para aquilo que se determinaram a fazer, determinação e superação sem chantagem emocional.
Lula jamais seria presidente da república tão somente por ter chegado a São Paulo de Pau de Arara, se assim o fosse todos os outros políticos que tiveram histórias de vidas parecidas com a sua seriam presidentes.
O talento não tem classe social, Luiz Gonzaga nasceu em meio mato em Pernambuco e é um dos poucos gênios da musica brasileira, Caetano Veloso? Seu pai era um simples trabalhador dos Correios e sua mãe uma dona de casa comum, Gal Costa trabalhava em uma loja de disco em Salvador, Belchior era professor. Não foram de famílias milionárias, ninguém usou a própria história de vida para comover platéias, foram talentosos e alguns até com lampejos de genialidade.
Se alguém comprar um livro seu porque você é negro, ou vive nas ruas, ou é doente terminal, ou nasceu em pobreza objeta não está contribuindo em nada para sua arte, para o seu amadurecimento e crescimento pessoal e artístico. A fama qualquer um pode ter seus quinze minutos como preconizou Andy Warhol, mas sucesso é outra história.
Pintar um quadro há quatrocentos anos e que até hoje vale milhões de reais ou como João Ricardo compor dez ou onze canções e lança-las em um disco com o nome “Secos e Molhados” , na década de 1970, e até hoje ainda esse disco está em catálogo, publicar um livro “O Manifesto do Partido Comunista”, como fez Max e Engels e esse livro todos os anos varias universidades do mundo inteiro celebram seu aniversário de publicação, ou compor “Asa Branca” canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e vê-la transformada em lenda? ... Tudo isso não é avaliado por histórias de vida e sim por talento.
Vidas determinadas a vencer, vidas de lutas e sofrimento, mas nunca vidas chantagistas emocionais. Gosto de ler biografias, me comove saber como aquelas pessoas as quais tanto gosto batalharam, deram duro para vencer, mas me comove mais ainda saber o quanto essas pessoas nunca colocaram seus dramas pessoais à frente dos seus talentos.
http://edineysantana.zip.net/
ediney-santana.bol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…