Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2010

Desobedecer à história é essencial

Eduardo Galeano, escritor uruguaio, tem sido para mim nestes meus anos de exílio no recôncavo da Bahia uma paixão constante.
Quase sempre sozinho e com raros e pouquíssimos amigos, mergulho na literatura de Galeano e fico dia após dia mais próximo do modelo de humanidade desejada para meu coração “delinquente”.
Ao menos na literatura materializo minhas sinceras vocações, pouco a pouco vou deixando a “realidade”. Desobedeço a minha improvável história pessoal, mas cansei da “realidade” imposta, deixo apenas que ela vá acontecendo, não posso muito, talvez possa mais quando de mãos dadas com o Tempo à justiça for inventada neste país.
Em recente entrevista a revista Caros Amigos, Eduardo Galeano disse: “Romper com o velho hábito de obedecer à história, inventá-la. Ser capaz de imaginar o futuro e não simplesmente aceita-lo”.
Imaginar o futuro, inventar a história, desobedecer a modelos, criar com as próprias mãos o mundo que se deseja viver. Não são frases de efeito, são ideias de efeito rec…