Postagens

Mostrando postagens de Agosto 18, 2010

Cambitos

Imagem
Hoje acordei às 04:00h da manhã e me embreei em um bambuzal. Não, não fui fazer turismo ecológico, nem procurar o Saci Pererê, estava acompanhando os diretores do Sindicato Rural de Santo Amaro-Ba em uma assembleia junto aos cortadores e carregadores de bambus.
Desde julho trabalho como auxiliar na secretária de assalariados do Sindicato, responsável por negociar o salário dos trabalhadores (as) rurais junto a empresas ou fazendeiros.
O trabalho no bambuzal é por demais penoso e embora todos os direitos dos trabalhadores estejam assegurados na forma da lei, as condições de trabalho são horrorosas, beirando uma espécie de velada escravidão consentida pela mesma lei que os ampara.
Saímos de uma estrada asfaltada, perto da cidade de São Francisco do Conde, entramos em um caminho de chão batido que se alguém vacilar, e não é exagero, pode morrer afogado na lama, é as margens desse caminho que homens e animais trabalham das 04:00h da manhã às 17:00h praticamente sem descanso por um salário mí…