Pular para o conteúdo principal

Encontro com Gabriel García Marquez e Jonas

 Ele bateu na minha porta, quando abri me devorou de uma bocada só. Dentro do seu estômago pude ouvir-lo ainda resmungar que era para o meu próprio bem.
Lembrei do livrinho de histórias bíblicas, Jonas preso dentro da baleia, Deus queria provar para o Diabo que fé era fé e se fosse necessário trucidaria  o pobre Jonas dentro do estômago da  tal baleia, abençoada por ele e encantada pelo Diabo.
Sempre achei estanho as pessoas dizerem: ruim com ele, pior sem ele... Nada que seja ruim deveria deixar saudades, mas as desgraças ou desencantos do momento fazem às vezes um diabo renascer anjo em nossas lembranças... Porcas lembranças nascidas no atoleiro irremediavelmente medíocre do único tempo possível – presente.
Se fosse a natureza criaria alguns decretos: 1- proibido sentir saudade das coisas boas ou ruins, porque saudade é sempre falta e falta é sempre ruim. 2- é proibido ter no outro a alegria que seu próprio coração não consegue sentir. 3- fica proibido tocar violino, violinos sempre me deixam triste e como sou a natureza decreto o que quiser. 4- fica decretado que amor bom é amor sem identidade, nascido em troca de olhares no ônibus coletivo, na prateleira de uma livraria, ao por do sol cheio de contradições medievais. Fica estabelecido em decreto que todo mundo tem direito a um dia de plena felicidade e flores por todas as calçadas...
Lá fui eu dentro do seu estômago, uma úlcera me sorriu e disse: nasci depois do último rancor, salpicada por uma saliva seca, mas tudo bem... Vivo ninguém sai dessa porra mesmo. Senti náuseas e um gosto da cal na boca, vontade de escrever uma carta, mas não havia caneta, papel e tão pouco endereço para leitura.
Escrever a alguém... Lembrei da professora Évila (UFES) um dia disse: Ediney, quem escreve escreve para o mundo. Fiquei pensando para quem escrevo? Para a Elisa, a gostosona de medicina, que nunca notara minha existência? Deinha a menina da limpeza que “namorei” dois anos e me trocou pelo Rafa , segurança do modulo de exatas? Em que diabólico coração haveria um mundo para receber cartas minhas? Tava, tô f.... Do...Tenho cartas mas não tenho mundo, a merda que o mundo é sempre outra pessoa.
Ali naquele estômago eu era a náusea. O estômago até que era feliz, tinha um arco-íris e galhos de arruda, uma maldita pizza azeda... Mas a certeza da náusea me deixava roxa, azul e crepom de ausência simultâneas do que era e não notara.
Por que diabos achamos: felicidade boa sempre ficou no passado? Foda-se!!! Meu doce ou doce entre sal ta aqui agora a ri em sândalos e pêssegos, talvez encontre entre os espinhos aquele rosto, sol lindo que desejo para minhas noites.
Fui sentindo as unhas do pé direito, o único que tenho, coçar, foi subindo bolhas de gordura, de repente... Bum!!!! Estava eu jogado na calçada, como Jonas não fui digerido pelo estômago, Jonas rezou a Jeová, eu náusea sem caráter fui expulso das tripas elegantes de uma verdade nunca desejada por minha vida ficção.
Olhei no catálogo, estavam ali mais de dez mil nomes- mundo, escrevi cartas para todo mundo, todos os dias espero o carteiro chegar, a carta resposta nunca vem. Sinto-me um personagem de Gabriel Garcia Marques em “Ninguém Escreve ao Coronel”... Eu no meu porto, sentado, o carteiro sem endereço retorna e a porra da pizza azeda que diz ter se apaixonado por mim e agora vive ao meu lado... Na minha vida  ficção.
Ps- Escrito ao som de Femme Fatale na voz de Carla Bruni












Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…