Pular para o conteúdo principal

Alegria de saber de você

Fizemos todo curso de letras juntos, até trocamos uns beijinhos, era inteligente, mas pouco sensível, era objetiva, queria ganhar grana, ficar rica, depois do curso de letras planejou estudar fisioterapia e casar com seu namorado de infância, tinha planos, uma vida para construir.
Dez anos depois da nossa formatura fiquei sabendo por um amigo em comum que tudo isso aconteceu: formou-se em fisioterapia, casou com seu namorado de infância e teve um filho, não sei se ficou rica, mas me parece que se tornou uma mulher feliz, certamente deve nesse exato momento está planejando coisas, novos caminhos para sua vida e sua família.
Confesso que fiquei emocionado em saber da alegria da minha ex- colega do curso de letras vernáculas da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), histórias de pessoas que conseguiram ser e viver os personagens que criaram para si são sempre bem vindas neste nosso tempo de tantas manhãs cinza e dias noturnos.
Nada me deixa mais feliz do que saber da felicidade das pessoas. Há algumas pessoas que nem são próximas, mas secretamente vivo torcendo para que sejam felizes. É algo que faz bem torcer pelo sucesso dos outros, isso não é uma ideia cristã, é algo que vem de muito, em algum lugar alguém entendeu que melhor que amar ao próximo é amar ao gênero humano.
O vendedor de livros que vivo torcendo para que tenha sua livraria, o maravilhoso garçom que sonha em ter seu próprio bar é vibro para que consiga, a professora que deseja trocar de profissão e faz concurso públicos, espero sinceramente que consiga ser aprovada, o cantor de rock sonhador das multidões que eu sonho junto na sua utopia.
Desejar o bem faz bem, vibrar com a conquista de alguém mesmo que seja um estranho nos traz paz de espírito, não apontar sempre outra pessoa com se fosse culpada do mal que nos desaba sobre a cabeça faz mais que bem, nos indica novas releituras da nossa própria vida.
Gosto de ler biografias, saber de pessoas que transformaram suas vidas em um monumento a superação e a conquista, gente que não abriu mão de ser gente para conquista o mundo sonhado, evitaram ao máximo ferir outras pessoas, isso não é uma visão ingênua minha sobre a vida, isso é algo possível e real.
Vencer a barreira do que idealizamos e aportarmos no concreto, no objetivo realizado, ser de si mesmo vencedor, não amargar um catálogo de sonhos mortos ou buscar eternamente a linha do horizonte, o grande vencedor, como diz uma canção popular, se ergue além da dor.
contatos: ediney-santana@bol.com.br http://edineysantana.zip.net





















Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…