Pular para o conteúdo principal

Ensino público


Foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal as cotas para o acesso ao ensino superior de alunos oriundos das escolas públicas. Nunca fui a favor das cotas, porque entendo o quanto todo problema não está na cor ou condição financeira dos alunos e sim na tragédia pedagógico que é o ensino fundamental e médio, estranho o silêncio dos ditos movimentos sociais em relação ao abandono do ensino médio e fundamental, é o Brasil e sua farsa de inclusão social nos provando o quanto é perigoso ser radical, ou seja, enxergar o problema na sua base, para a mediocridade intelectual desse país pedir uma revisão radical do ensino médio e fundamental no lugar de muletas sociais como as cotas é o mesmo que ser racista.
Racista para mim é quem cala-se diante a barbaria oficial contra um povo e “civiliza” movimentos sociais para que estes sejam docilmente agentes chapa branca de governos deliquentes e assassinos. Nossos empobrecidos estudantes do ensino fundamental é médio são esquecidos nas escolas superlotadas, amargam juntamente com professores (as) o vandalismo pedagógico imposto pelas políticas circense e midiáticas dos governos que tem dois únicos objetivos que são maquiar dados e desviar recursos financeiros que poderiam ao menos garantir a modernização tecnológica das escolas, escolas que muitas das vezes nem carteiras para os alunos sentarem tem.
Um governo é assassino quando não tem programas efetivos de combate à violência que ceifa só na região metropolitana de Salvador em média vinte vidas a cada fim de semana, um governo assassino para mim é que tenta de todas as maneiras controlar o debate livre de ideias, o que não faz nada para amenizar o sofrimento de quem precisa de um dentista ou médico, um governo racista para mim é o que faz parcerias com partidos políticos sanguessugas dos recursos da educação.
Muitos alunos pobres ou miseráveis, negros ou não nunca vão concluir o ensino fundamental ou médio, esses são expropriados da condição cidadã, não tem voz e nem vozes que as defendam, esses estão longe dos grandes centros urbanos ou esquecidos nas periferias das capitais, para eles a única cota que resta é a da miséria.
O Brasil é o país das gambiarras, não tem planejamento algum em longo prazo para resolver nossos flagelos sociais, o governo do Estado usa o Reda ou PST (regimes temporários de trabalho) como moeda de troca nos município para conseguir bases políticas, nas cidades do interior qualquer pessoas pode ser “professor” do ensino fundamental, muitas dessas pessoas sem formação alguma e é neste sistema mórbido que arruína nossa educação que os defensores de contas, hoje todos ligados de alguma maneira ao governo federal ou estadual, calam a boca ou resumem o debate entre os santos não racistas e os demônios racistas que para eles são todas pessoas que não aceitam mais um país de alguns erguidos sobre o sangue de todos.
Assim como acontece com os programas governamentais de transferência de renda que moqueiam a miséria, mas não acabam com ela, o sistema de cotas moqueia o drama do ensino público, tenta mostrar o mundo quanto o governo e seus agentes são solidários com o povo pobre, mas o que acontece é um virar de costas para um dos maiores dramas desse povo: ser entregue a uma educação medíocre e desconectada com o mundo contemporânea.
Não há prova alguma cientifica que alguém seja incapaz de aprender ou ensinar por questões econômicas, cor ou etnia, o que mantém pessoas na ignorância são perversos programas governamentais de negação pedagógica, todos forjados para manter apenas índices, índices que nossos diletos governantes adoram expor como se fossem a realidade espetacular de um povo, quando nem eles mesmos colocam seus filhos no sistema público que eles dizem ser excelência. Sim é excelência, em exclusão e mediocridade.
Pintam a escola e colocam dentro dela professores (as) mal pagos, ora mal formados, ora humilhados e perseguidos politicamente, temperam tudo com alunos nutridos no abandono familiar, viventes em estado permanente de pobreza, tiram fotos e dizem: “Brasil um país de todos nós”. E eu digo: Brasil como sempre um país de alguns.
Desafio aqui os lideres de movimentos sociais que circulam pelos gabinetes em Brasília, deputados, senadores, ardorosos defensores dos direitos humanos e os senhores ministros do STF a matricularem seus filhos na escola pública mais próxima de suas casas. Sei que vocês não farão isso, afinal a cota dos senhores e senhoras na elite desde país está mais que assegurada.
Contatos: ediney-santana@bol.com.br ou http://cartasmentirosas.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…