Pular para o conteúdo principal

Berliner Ensemble *

Estou farto das celebridades, canonizados e tudo que for referência, me interessa os bêbados anônimos que tombaram carregando bandeiras, os fuzilados do cemitério central, as prostitutas que fizeram amor e poesia com maridos alheios enquanto suas mulheres nada sabiam de sexo e poesia.
Quem foram os carregadores desses andores, quem fez do próprio coração altares para os santos da última hora? Quem foram os operários que encadernaram os primeiros livros de Marx? Quem foram os copistas das pecadoras escrituras?
Quero minha gente anônima, o talento de quem fez o mundo e nele não viveu. Quem são os engenheiros que pensaram esse computador, quem me deu a liberdade da internet? Estou farto das estrelas, quero os que tiveram brilho tão pequenino e fizeram coisas grandes.
Quem são as enfermeiras que ajudam os médicos nos hospitais? O sapateiro da bailarina famosa, os policias honesto a proteger nossas vidas?
Quem fez essa cachaça que me traz estrelas? Quem ensinou o Agnaldo Timóteo a falar mais que cantar? Quero a voz dos inimigos, os espíritos sem inferno ou paraíso, o abraço do desconhecido. Ao inferno os mais vendidos, os premiados, os sacanas da TV, estou farto dos que sempre estão a ri nos programas de auditório, não me levem flores da floricultura, colham as tristes violetas de beira de estrada.
Quero o amor delicado a chegar de mansinho e aquecer meu coração. Quem são os trabalhadores letrados de Berthold Friedrich Brecht? Quero beber café estilizado com Brecht no Bistrô do Miúdo. Tudo é calmo essa manhã eu e minha mãe em universal solidão, quem nos fez triste? Que canção nos desenha essa tristeza?
Sou o mundo, mas também sou eu e como eu estou farto das ruas programadas para nos tirar a elegância de dizer não, quero amor e tão somente amor. Não há verdades no paraíso, talvez o inferno seja nossa hermética dose de amor profundo.

Ouço “Os Verdes Campos da Minha Terra” é um solitário trem que corre por trilhos invisíveis, passeia pela minha infância na qual quase todas as pessoas que amo ainda estavam vivas. Era noite de São João como um poema de Manuel Bandeira, o trem que deseja me levar de volta para inocência dos meus dias, o presente é uma roupa que não me serve mais.

Coração inquieto não morre de tédio, monto na bruxa vassoura e saio a varrer o meu quintal. Ontem minha filha cantou uma canção minha, momento mágico para canções de pouquíssimas vozes. Belchior canta e me diz o quanto à felicidade desde os tempos do Beatles é uma arma quente.
Hora de dormir, deixo meu coração aberto para o amor de nunca fazer mal, o amor que é sereno e abraços fraterno de sermos um, dois e um milhão de quase amigos cantando aqui comigo.
* Companhia de teatro  fundada por  Bertolt Brecht e sua mulher a atriz Helene Weigel, em janeiro de 1949.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…