Pular para o conteúdo principal

Inveja

Inveja é a admiração doente. Admiração saudável é enxergar em determinada pessoa qualidades e virtudes que fazem dessa pessoa um ser diferente, admirável, aplaudi-la por isso e até mesmo tê-la como exemplo.
Inveja é o sentimento incomodo de saber que o outro é um modelo de sucesso e não aceitar isso, pior, desejar o fracasso do outro por não saber fazer da própria vida um sucesso. O invejoso odeia o outro por esse outro ser tudo que ele tentou ser e não conseguiu.
Adoece de inveja quando se tem a estúpida consciência de que outra pessoa é a barreira para conseguir se realizar na trama social que deseja para si, por entender que esta pessoa roubou o que lhe pertencia, o outro passa ser responsabilizado pelo fracasso pessoal do invejo e seu alvo para todo tido de vandalismo e tentativas de destruição.
O invejoso perde a capacidade da auto-reflexão, para ele o culpa sempre é do outro, tudo que perdeu perdeu por ser boicotado pelo outro por isso sente inveja da vida desse outro e a deseja para si como não pode tê-la trama em destruí-la.
Presunção é viver sem levar em conta a presença de outras pessoas, regras ou leis. Para o presunçoso ele é a regra e a lei, em seu delírio o presunçoso não tem sentimento social, não escuta, apenas fala e em hipótese alguma aceita o contraditório.
Inveja e presunção quando somada-se temos a arrogância. A arrogância é o primitivo das relações, o “eu” totalitário sobre qualquer pessoa que se recuse a dizer amém para o salmo mesquinho e controlador do arrogante.
Nossa sociedade adoece, podre, comete suicídio em massa. Suicida-se a possibilidade de amor e justiça, civilidade e fraternidade, assim para uma sociedade doente eu sou o que tenho e irão “amar” em mim apenas o que tenho e nunca o que sou, o que sou pouco importar se não tiver o verniz do dinheiro ou poder.
Se você tem um carro de cem mil reais, há uma grande possibilidade de “amarem” o teu carro, o teu “sucesso” e não você, se por algum motivo perder o seu carro e passar a andar a pé será invisível para a maioria dos olhos, porque em verdade você nunca foi enxergado, apenas o que você tinha era visto.
Nossa sociedade presunçosa, invejosa e arrogante sofre de demência afetiva e dementes afetivos são muitos perigosos principalmente porque parecem pessoas altruístas, estão sempre rindo e estendendo os braços, te convidando para comer caruru e maniçoba e no fim estão desejando que você se exploda, porque querem o que você tem e não você.
O essencial não conta, vale o superficial. Tem sexo fácil, “amores” fáceis, “amigos” fáceis, convite para festas fáceis quem tem na superficialidade coisas que despertam inveja e cobiça dos abutres de plantão. Para um sociedade de dementes afetivos dinheiro dá mais tesão que qualquer corpo bonito, suas emoções são só servem, neste cotexto, para ser manipuladas e você descartado quando na sua superficialidade nada mais poder ser desejado ou cobiçado.
A soma final disso tudo nesta guerra de dementes é essa nossa sociedade doente e que aposta nos absurdos para continuar exercendo seu grande papel individualista e decadente. Não se percebe que a ideia de “farinha pouco meu pirão primeiro” não faz sentido e nunca fez, porque para o faminto quem tem farinha pouca não é um cidadão é uma coisa que pode matar sua fome e com coisa vai ser devorado.
Ao perdermos esse sentimento coletivo, perdemos também o sentido de estarmos aqui, na angústia caiamos , adoecemos espiritualmente, Deus passa a servir ao homem e mulher, a religião perdeu o sentido espiritual, a política esvaziada da sua beleza serviçal, o poder passa ser um fim em si mesmo e o Brasil uma república de idiotas alguns ricos outros pobres, mas uma república de idiotas.
Inveja, presunção e arrogância é a santíssima trindade do nosso fim. A esperança, como escreveu Mário Quintana, é um urubu pintado de verde. E é nesta esperança que muitas pessoas apostam para viverem a grande ilusão de que teremos dias melhores, não acredito nisso, mas ainda acredito no amor puro, na beleza das mãos que se entrelaçam apenas pelo calor do corpo, dos corpos que fazem sexo pelo prazer do sexo e dos corações que se amam pela beleza do amor.

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…