Pular para o conteúdo principal

Frases para uma madrugada de chuva, tempestades e raios

Ediney Santana: fotografado por Laudvan
1-O melhor lugar do mundo é o sorriso leve, sem contradição, que não seja o prenúncio da dor.
2- A maior alegria? Nunca se esquece de si, nunca! Egoísmo é a tragédia da humanidade, mas se oferecer em banquete de coração e alma é estupidez.
3- Prudência? É saber que não temos o controle sobre quase todos nossos atos, muitas vezes ficamos a mercê das nossas emoções, por tanto saber disso é ter disposição para juntar os cacos de si mesmo porque na dor as lágrimas são muitas, mas mãos para ajudar são poucas.
4- A maioria das nossas dores são causadas por nós mesmos que cegos apostamos em razões ou emoções que julgamos amigas e não passamos de marionetes em suas mãos.
5-Deus nem sempre está contigo, mas você pode sempre buscar seu Deus, seja la o nome que o chamamos, Deus sempre é Deus e o diabo é a certeza enamorada da duvida.
6- Tristeza? Não se oculta sentimento, se triste se é triste, se feliz se é feliz, demonstrar sentimentos é a sublime revelação da nossa humanidade, às vezes somos introspectivos outra podemos chorar, pedir ajuda, ou voltar para casa sozinho, nada que nos revela como somos é anormal.
7- Se notar que faz mal a alguma pessoa, se afaste dessa pessoa, nada pior que sermos barreira à felicidade de alguém, nenhum gostar  é maior do que o respeito sentido e sentir respeito é se afastar quando esse amor sugerir cansaço, dor ou inconveniência.
8- Sartre escreveu: “o inferno são os outros”. Escreveu isso para nos alertarmos da mania quase doente que temos de culpar os outros pelos nossos fracassos. Nada de autopiedade, autopiedade é um passo para depressão, encarar de frente a solidão, as perdas, duvidas, supostas traições, desemprego e fome é seguir sempre para frente.
9- Não se iluda, nossa sociedade é dividida em castas, o deus do momento é o cartão de crédito, pouco importa as virtudes, no Brasil muita gente reclama da corrupção, dos políticos, mas agem da mesma maneira quando cruzam com pessoas mais pobres, olham para fotos de pessoas pobres e debocham, fazem peças de teatro em que os pobres são sempre os violentos, analfabetos, ridicularizam empregadas domésticas em peças horrendas, novelas dementes e filmes tristes.
10- Ame, nunca duvide do amor, mesmo que sozinho no silêncio do seu quarto ame, ame profundamente, todos nós desejamos amor e verdade, como na música de Tom Jobim: “é impossível ser feliz sozinho”, mas se nenhum amor cruzar o coração, ame da mesma maneira, ame.
11- No meu quarto ha alguns pequenos grilos, por mais que os coloque para fora eles sempre voltam, observei que durante o verão  trazem com muita dificuldade pedacinhos de folhas de pitangas que tem aqui no quintal, então dei de colocar embaixo da minha cama pedacinho de folhas, durante o inverno eles somem, se escodem e só voltam na primavera. Não sei se são os mesmos, talvez sejam filhos dos filhos, mas eles sempre estão aqui no meu quarto, às vezes me enchem a paciência com a cantoria que fazem, descobri que quando cantam estão namorando, isso me fez ficar mais tolerante ao canto estridente deles.
Quando faço isso com esses grilinhos é minha maneira de exercitar o amor à natureza, parece absurdo, mas não para eles que buscam abrigo no meu pequenino quarto.
12- Ocupar a mente, não é fácil suportar o peso do mundo, quem sente muito, tende a sofre muito, mas não se pode cair com a cruz nas costas e praguejar contra a sorte ou Deus, mesmo que sozinho deve-se caminhar, caminhe, ame, ame, olhe para pessoas estranhas na rua, pessoas que você nunca viu e secretamente deseje tudo de bom para elas, eu sempre faço isso e faz bem, agradeça os seus olhos pela luz que eles levam até você, ame, ame, não deixe o peso do mundo te embrutecer.
13- Ser sempre sincero, mesmo que isso traga problemas, ser sincero sempre, mas sejamos com delicadeza e respeito. Se amar diga que ama, se traiu diga que traiu, se sentiu ciúme diga que sentiu, se desejar ir embora vá.
14- Viver só não é bom, mas aprender a ser só nos salva de cruzarmos nosso caminho com quem nada tem a nos acrescentar, a vida é breve , mas não seja breve a intensidade de vivê-la.
15- Escrever, não sou escritor ou poeta, porque escrevo tão somente por necessidade emocional, escrever é minha maneira de falar com o mundo, porque, mesmo contudo que escrevi a cima, o mundo me da medo. Escrevo para dizer que amo, que estou feliz ou triste, que preciso de ajuda, para me fazer parte da vida, para amar, para tudo que for bom, para enfrentar o mal, escrever é meu escudo, porque amo e sinto profundamente as coisas do mundo.
16-Não criar personagens. É fácil enganar e iludir as pessoas, bastar vestir as roupas delas, falar para elas o que querem ouvir, fazer com que nos veja e sinta-nos como se tivesse na frente de um espelho.
Se a pessoa quer alguém empreendedor, ela vai ter, se quer alguém que diga que gosta das mesmas coisas que ela vai ter. Não é assim que os estelionatários agem? As pessoas confundem afinidade, que é o feliz encontro de dois corações que tem sintonia quase imediata, mesmo sendo de mundos diferentes, de condição social e financeira diferentes, com um estelionatário emocional que deseja tudo menos fazer alguém feliz.
17- Respeite para ser respeitado, você pode até amar e não ser amado, mas respeito é diferente por isso respeite , não ser sacana , não se diz uma coisa e se age de maneira diferente do dito
18- Ame, ame, ame e ame profundamente, não tenha medo de amar, o amor nos faz bem, nos eleva e nos faz viver a vida de maneira sublime.
ediney-santana@bol.com.br  

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…