Pular para o conteúdo principal

Paradoxos

O que é bom, mas também traz o mal? O que mata a sede, mas também é infinita sede? O que faz parte de nós, mas não é para nós? Esquerda e direita que vai sempre para o mesmo horizonte, aceitar o mal como ponte para o bem, o bem como ponte para lugar algum, qual bem que é inválido e qual mal que é salvação? A solidão que vem sempre acompanhada, a dor que quer salvar nossas vidas, a beleza que revela a feitura, qual o beijo que é venoso ao coração?
E os versos míticos do Raul Seixas " O meu egoismo é tão egoísta que o auge do meu egoismo é querer ajudar", são nossas dores de convivermos com deuses e diabos no coração? Ou a receita para lavarmos nossas mãos dos nossos alegres pecados cristãos?
Como cantou Arnaldo Antunes nos Titãs: “Que não é o que não pode ser que. Não é o que não pode”. Todos os não (s) que podem ser para nos revelar o mais exato dos sim (s), qual sim que quer dizer não? Quem nasceu para ser coração do mundo e é coração sozinho? Ou como Janis Joplin que disse: “eu faço amor para vinte mil pessoas e volta para casa sozinha”.
Viver sem razão não é o mesmo que morrer sem deixar de respirar? O suicídio é um santo pecado, viver sem razão é o quê? Qual a morte que não pode ser? Qual a vida que não pode ser? Dizem: “dinheiro não traz felicidade”, quem aceita declarações de amor feitas por quem vive embaixo de um viaduto?
Sexo só é bom com amor? E amor sem sexo bom é bom? Como na canção da Legião Urbana: “e dois do começo o que vier vai começar a ser o fim”? Então quando começamos algo sempre estamos caminhando para o fim e no fim podemos recomeçar?
Discutir relação salva a relação? Então por que antes da discursão não buscou o diálogo? Sem diálogo o sexo é bom? O gemidos dão tesão? O silêncio pode ser salvação quando estamos inundados de duvidas?
Perguntar é crescer, cresce-se para onde quando se pergunta de menos e se vive demais? Cada dia a mais de vida é um a menos, o que você faz para não ser o último? Só o ódio separa as pessoas? O amor também não pode ser um filho da puta? Filhos das putas são filhos do pecado e os filhos da santa são filhos de quem?
Se Deus nos deu seu único filho para nos salvar, nós somos o que de Deus? Deus é a flor do jardim, o oxigênio, o capim no calçamento da rua, a formiga, a rede do pescador cheia de peixe, o amor no casal de namorados, a beleza da alegria, Deus é a paz no coração, Deus é a luz do sol, a ternura do pai com a filha. Se Deus é tudo isso o que há além das estrelas?
O que há além das estrelas não sei, mas em teus olhos o que há quando está amando ou odiando? Quando escuta a canção que te chama para os braços calmos do teu bem? Que estrelas estão no teu céu particular? Perguntas... Como Flores para você nesta madrugada...
ediney-santana@bol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…