Pular para o conteúdo principal

Na Livraria Dom Quixote com meu amor

Quais seus sonhos? Talvez você queira estudar física ou química e ajudar na medicina, talvez queira ser ator de rua, desses que fazem a alegria da garotada, talvez queria ser um Patch Adam e contagiar o mundo com seu amor e riso ou ainda trabalhar na Embrapa e ajudar a desenvolver alimentos mais saudáveis para esse povo tão sofredor, talvez você queria trabalhar na NASA, ser pastor evangélico e trabalhar em sinceras missões humanitárias nas favelas do mundo, talvez seja um brilhante pai de santo e lute bravamente pela preservação das matas e rios, talvez você queria ser prefeito ou vereador, professor ou dono de pizzaria.
Quando eu era jovem pensava que as pessoas mais legais do mundo estavam no Partido Comunista, agora já velho e começando a sentir o peso dos anos sei que em todo canto há pessoas legais, até mesmo nos partidos de direita e que gente ruim não tem partido, então eu queria ser feliz e o comunismo tinha a receita certinha para isso, ainda bem que podemos mudar de sonhos, continuou querendo ser feliz, mas sem manual ou lista a seguir.
Minha vida toda foi buscando razões para justificar porque estou aqui, viver por viver para mim não faz sentido. Olha esse céu, olha essas estrelas, sente o oxigênio, sente teu coração bater, olha como as ondas do mar parecem que são ninadas pela terra, você acha que nascemos só para reproduzir e morrer? Não faria sentido, temos uma razão de estarmos aqui.
Quando não damos sentido prático a vida vamos morrendo lentamente,  nos tornamos mesquinhos e desumanamos, como algumas pessoas que são muito ricas, mas vivem infelizes ou pessoas que são muito pobres e são incapazes de reagir a pobreza em que estão.
E você o que realmente deseja? Talvez aprender a dirigir, ser motorista, comprar um carro, uma cama melhor para descansar ao fim do dia, mas o que realmente desejar ser? Qual o sonho acolhido no seu coração que te toca e comove? Seja lá o que for não desista, vá vive-los, é melhor vivê-los errados que nunca ter a certeza de como seria se tudo que desejou para você tivesse acontecido de fato em sua vida.
Eu estava sentado em um café, olhando essa livraria aí da foto, vê o nome? Dom Quixote, ao lado uma pessoa que amo muito, muito mesmo, e pesei: queria ser dono dessa livraria, pequenina livraria, colocaria um pequeno palco para recital e leitura de textos, abriria uma pequenina editora, editaria livros que mais que lucro me daria o prazer de edita-los e ver o sorriso nos lábios dos seus autores.
Olhando a D. Quixote, sentir uma emoção profunda, sentado ao lado de quem amo a vida parecia simples como encontrar Doroteia, ter um amigo fiel e fazer de moinhos de ventos, moinhos dos sonhos que nos movem.



Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…