Pular para o conteúdo principal

“Mudam-se os caranguejos, mas a lama é a mesma”

Cazuza, em “O Tempo não para”, cantou: “eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades” ou ainda Caetano Veloso em  “ Fora da Ordem” canta: “ aqui tudo parece que era construção e já é ruína” . Certa vez disse ao amigo Dinho Fagundes que pouco importava para nós quem seja eleito prefeito, governador ou presidente, pouco nossas vidas podem mudar tendo como agentes os mórbidos corações que vão ocupar esses cargos no futuro, por isso prefiro também a frase do Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
Espera por outra pessoa quem não tem certeza de si, terceirizar seus sonhos na sombra da vitória de algum é estupidez; prefiro acreditar em Marx que escreveu: “Cada um segundo sua capacidade e sua necessidade”. Neste museu de velhas novidades que é o Brasil ter consigo mesmo um caso de confiança é necessário para quem não deseja morrer de esperança, enforcado nos próprios sonhos, porque desta construção verde amarela as ruínas sempre desabam na cabeça mais desamparadas.
Tenebroso é o sabor da vida de quem espera no coração do outro ser reconhecido, acredito, contudo, como escreveu John Donne, que pessoa alguma é uma ilha. Mas o pavor da solidão pode ser um inimigo devastador, pode nos fazer ir para cama com urtigas, saborear veneno de cobra coral e ainda rezarmos pedindo proteção para quem nos mata.
Não ser ilha, mas também não matar em nós completamente o egoísmo, que na dose certa pode salvar nossas vidas: não se divide o que não se tem, não se promete o que não se pode cumprir, não se ama o que tem por base o mal.
Não ser pessoa tapa buraco é um bom começo para esse encontro feliz com o que desejamos fazer de nós. O que é uma pessoa tapa buraco? Quando você só é convidado para um evento só porque alguém faltou e é preciso que aquele espaço seja ocupado, mesmo que seja por você para quem a festa não previa  presença  , quando só lembram de  convidá-lo  para aniversários quando o encontram na rua, quando só  apertam sua mão em tempo de eleição, quando querem seu sexo para conseguir algo além e muito além de um gozo, enfim quando você só é lembrado por necessidade ou por acaso e nunca por consideração ou respeito, tão pouco por afeição ou amor.
Conviver com a solidão não é o fim do mundo e tenha certeza: é melhor ficar só do que cercado de sugadores de energia que os olhares são puro veneno. Solidão não é o mesmo que isolamento, solidão é o prazer de gozar da nossa própria companhia, colocar um bom disco na vitrola e nos permitir contemplar nosso mundo, solidão não é carência, isolamento sim é carência, mas coração pode coração e se encontramos quem esperávamos tanto sem saber quem era esse alguém e seu coração faz par com o nosso, então é festa!!!!
Passo boa parte da minha vida sozinho, quando quero ir além de mim, sei quem são meus amigos e amigas e onde encontrá-los. A fuleiragem do mundo não me faz falta, sou mais cristão que muitos religiosos por aí. Claro que como disse, coração pede coração, e todos desejam esse encontro (de dois corações) que seja certeza e não dúvidas, certeza tanto quanto o sol vai nos acordar pela manhã.
É melhor seguir os exemplos o da cigarra e da formiga, se divertir e curtir os prazeres da vida como a cigarra, mas não esquecer de nos preparar para o inverno que todos nós vamos passar nesta vida , dia menos dia esse inverno chega e para muitas pessoas que só foram cigarras e viviam cercadas de outras cigarras pode ser um grande desapontamento quando notarem que foram isolados no limbo da indiferença.
Não se lamente, apague do celular números que não te dizem mais nada, se apegar a gente que não presta é o mesmo que cometer lentamente suicido. Só idiotas acreditam que sua felicidade está nas mãos de outras pessoas, é bom amor coletivo, mas esquecer do amor próprio traz toxinas para a alma. É bom ter alguém do lado, se termos certeza que podemos fazer bem a essa pessoa e ela a nós, caso contrário: meia volta, volver!
Os amigos de nossos amigos não são necessariamente nossos amigos, sorrisos nem sempre significam um convite a entra em uma casa, sentar junto no bar para bebericar umas cervejas, fico com uma frase de Renato Russo: “Não escolhemos nosso amigos, nossos amigos é quem escolhem a gente”, no trabalho, na política partidária e até na nossa família é assim, muitas vezes somos escolhidos, saber disse nos alerta para não arrombarmos a porta e forçar nossa presença.
Não sinto falta do passado e nem das pessoas que la estão, se errei ou se acertei pouco para mim interessa, sou o sentir desse agora, o que vale é não fazer do meu coração porta rancores e base de lançamento par ao ódio. Se tudo já são ruínas, para mim o que mais importa é ter consciência que aqui dentro não sou ruína e não fiz da vida de pessoa alguma escombros... Vamos ao chope, que hoje é sexta feira e sou baiano como os bagres do rio Subaé que mesmo nadando em águas tristes não desistem nunca.
Às vezes podemos ter a impressão de que usar o mal para fazer o bem vai nos levar para algum lugar, pode até nos levar, para um lugar pior do que estamos agora, o bem é lento, vem ao pouco, mas um dia vem...Então não é só trocando os caranguejos que as coisas vão melhorar.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…