Pular para o conteúdo principal

Das virtudes



Quando era criança morei perto de uns garotos que se comparados ao que eu e minha família representávamos, eles eram ricos e nós pobres, mesmo assim, criados ali na mesma rua e na inocência da infância na década de 1980, ficamos amigos. Minha mãe não gostava muito da ideia de que frequentasse a casa de pessoas como aqueles garotos, ela dizia que a corda sempre quebrava do lado mais fraco, se algo de ruim acontecesse logo eu seria apontado como suspeito, mesmo sendo inocente ou começasse a me sentir frustrado ao perceber o abismo entre a realidade deles e a minha.
Naquele tempo diferenças sociais eram mais acentuadas, às vezes acentuadas até de maneira jocosa. Para ser considerado “rico” bastava ter um telefone em casa, “pobre” usava o telefone da Telebahia, para ser “rico” bastava ter um carro, “pobre” era ter uma Monark com único meio de locomoção, “rico” tinha cadeira cativa em frente ao altar da Purificação, “pobre” sentava nas últimas cadeiras, “rico” era “gente da sociedade”, “pobre” servia a sociedade... Hoje essas coisas causam até risos, mas naquele 1983 era assim, talvez minha mãe enxergasse naquelas amizades minhas o mesmo que Machado de Assis narrou em Memorias Póstumas de Brás Cubas : menino rico que monta no escravo e o fazia de cavalinho.
Os colegas de rua ou amigos, vai saber, nunca demostram preconceito comigo, ou talvez nem eu e nem eles soubéssemos o que era preconceito, eu não imaginava mesmo, era que minha mãe sabia como as deles pensavam. Um dia desapareceu da casa do Ruã um carrinho bate e volta dos bombeiros, o carrinho estava quebrado, o dono não ligou, mas sua mãe foi taxativa: “quem roubou foi aquele menino do prédio!”. Falou isso apontando para mim, fiz o que toda criança faria, corri para casa, na visão dela, um pequeno ladrão fugindo ao ser desmascarado.
No outro dia acordei febril, vesti a farda da escola, mas não passei da Praça do Rosário, fiquei lá até chegar a hora de voltar para casa, minha mãe notou a tristeza, mas engoli a seco e não disse nada sobre o acontecido.
Uma semana depois sentado na porta de casa, o dono do carrinho desparecido sentou ao meu lado e disse: “você já pode voltar a brincar com a gente, foi meu irmão mais velho que pegou o carrinho e mandou para consertar, não me disse nada porque queria fazer uma surpresa”.
Ainda voltei lá uns dias, mas não entrei mais na casa deles, aliás, até hoje não gosto de entrar em casas alheias, sei lá, pode ter um carrinho sumido. Os anos passaram, claro há diferenças de classes que se impõe ao que somos, mas muitas vezes o que somos não vai ser vencido por diferença alguma, creio se acreditarmos e os laços forem sinceros, o mundo seja qual for ele torna-se muito mais leve de viver e compartilhar.
Ps: Ainda não desistir de comprar um carrinho bate e volta da Estrela.
http://edineysantana.zip.net

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…