Pular para o conteúdo principal

Ao Mojica com carinho


José Mojica é o presidente do Uruguai, olha só o que ele disse ao ser informado que pode ganhar o prêmio Nobel da Paz: “Estão loucos. Que prêmio da paz, nem prêmio de nada. Se me derem um prêmio desses seria uma honra para os humildes do Uruguai para conseguirem uns pesos a mais para fazer casinhas... No Uruguai temos muitas mulheres sozinhas com 4, 5 filhos porque os homens as abandonaram e lutamos para que possam ter um teto digno... Bom, para isso teria sentido. Mas a paz se leva dentro. E o prêmio eu já tenho. O prêmio está nas ruas do meu país. No abraço dos meus companheiros, nas casas humildes, nos bares, nas pessoas comuns. No meu país eu caminho pela rua e vou comer em qualquer bar sem essa parafernália de gente de Estado.”
Quando foi eleito presidente, Mojica, não quis as pompas do estado, recebe como presidente o salário do equivalente a R$ 22.122 reais, mas desse total doa 70% para ongs e pessoas pobres do seu país, seu carro é um fusca 1987, sempre é visto guindo seu carrinho pelas ruas, vive com sua esposa em um sítio perto de Montevidéu, não tem outra fonte de renda além dos seus vencimentos, vive com o que sobra das suas doações, 10% do seu salário, certa vez disse: “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos.”
O presidente Mojica não tem cartões de créditos, nem conta em banco, no seu sítio planta hortaliças e outras coisas para o consumo próprio, mesmo tendo uma longa vida dedicada a política não teve seu nome até hoje envolvido em escândalos. É um homem diferente, talvez por ser tão somente um homem e nada mais além disso.
Mojica é certamente o presidente, de todo continente americano, o mais pobre, fato simples de ser comprovado, é o único presidente que só tem um fusca e um sítio como únicos patrimônios, recentemente seu fusca seria aprendido por falta do pagamento do licenciamento, o presidente pagou a divida, pode continuar indo a uma lanchonete no centro da cidade comer junto com o povo do seu país. Alegou como motivo pelo não pagamento falta de dinheiro.
Mojica não fala para o povo, ele é povo, não diz como o povo deve ser comportar, ele se comporta como povo, Mojica não se coloca como salvador do povo, sabe que o povo não precisa de salvadores, Mojica escolheu um vida simples, não para impressionar o povo ou se fazer de falso franciscano, ele é assim , simples. A única sedução que o poder tem sobre ele é a sedução de usar o cargo de presidente para fazer no Uruguai as reformas sociais concretas que o país precisa, diferente e muito diferente mesmo do que se faz aqui no Brasil em que reformas não vão além de gambiarras políticas e o poder seduz até os mortos. Lembrando ainda que o povo do Uruguai não é o mesmo que o daqui.
Estou convicto que é um erro investir de poder qualquer pessoa que não consiga enxergar além de si e que tenha com o poder uma relação indecente, o poder político não é para nos servir, é para servir ao próximo, mas não servir de uma maneira religiosa, servir no rigor da lei. O poder político desconhece a bondade ou maldade, não sabe o que é bom ou mal, serve tão somente a justiça, faz a justiça seja para quem quer que for, mas quando esse poder é bom ou mal passa a ser corrupto e criminoso, porque bem é mal são questões pessoais, o poder político não pode ser pessoal, nunca. Mas acontece que no Brasil ele é totalmente pessoal, você pode ser um coração do bem, mas se estiver for contra quem exerce o poder político, será transformado em um morto vivo, um lixo desses que se colocam nas calçadas.
Lamento profundamente pela trituração intelectual da nossa juventude, pela morte lenta e colorida da Educação Pública, pelas fábricas insanas de professores que não se dedicam aos estudos, pela fragilidade intelectual do povo que confunde fantasia com realidade, aqui não é Uruguai, um cara como Mojica não seria eleito no Brasil nem para vereador, aqui vale a ostentação política, mesmo que seja financiada pelas dores e misérias de todos nós.
No Brasil ainda se acredita na mística religiosa sacramentada pelo cinema de que há os bons e os maus e fora deles os heróis, tolo engano. O bem o mal são universais, estão em todos os lados, tanto do lado de quem oprime, tanto do que é o oprimido e os tais heróis (não raro) são sociopatas que não se concebem humanos, mas investido de um poder salvador, quando na verdade querem salvar a si mesmos e para além das suas loucuras, senhores e senhoras, dos tolos que vivem utopicamente o engano que  são protegidos por eles.
O presidente Mojica não é um falastrão, pouco aparece na tv e não pretende ser canonizado como a triste figura do Lula, lida cordialmente com a oposição, diferente daqui, que situação e oposição são ambas iguais, que histórias são criadas para justificarem os fins, e o povo (com alguma rara exceção) é espelho e alma dos seus representantes, quando Joaquim Barbosa manda prender um deputado federal, simbolicamente quem o elegeu também está sendo preso pelos mesmos crimes.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…