Pular para o conteúdo principal

O quase sempre

Foto: Ediney Santana
Algumas pessoas nunca deveriam ter nascido, outras nunca deveriam morrer, há pessoas que deveriam ser clonadas espiritualmente de tão conforto e encanto que se traduzem com seus sorrisos e jeito meigo. Às vezes paro na rua e fico olhando essas pessoas que nunca deveriam morrer, são diferentes, às vezes é uma velhinha de tão delicada parece abraçada por Deus naquele momento, outros tem nos olhos aquela luz boa da vida, algumas pessoas deveriam ser eternas como o dono do fusca azul que um dia na minha infância vi socorrendo um estranho na rua, algumas pessoas deveriam sempre ter aquele jeito de avó torrando café no quintal como minha vó Erundina fazia, coração maior que o mundo e para o bem do mundo.
Há pessoas que parecem ter nascido só para infernizar a calma, gente que não se aceita e vive em tempestade, gente escrava da própria covardia, gente que esquece a própria vida e passa a todo custo a querer viver vidas alheias, a gente que não merece confiança, mata com um sorriso e ainda é capaz de ir ao enterro. Há gente que só de olhar nos entristecemos, há pessoas que tudo que toca enferruja, gente tempestade e furação, gente tristeza e desolação, gente que tudo que faz, seja abraçar, beijar, segurar na mão, ajudar, dizer até que ama, enfim tudo que faz é para tirar algum proveito, gente perigosa, moscas de eternos velórios que são suas vidas.
No entanto até os filhos da puta têm importância. Os filhos da puta trazem equilíbrio, são aquelas moscas que dizem que algo de podre tá por perto, os filhos da puta dão razão a luz, são as sombras quando desejamos tão somente luz.
O tempo. Para o tempo tanto faz se penso que há pessoas que nunca deveriam morrer e sobre as que penso  que vivem para promover a desordem, todos dia menos dia vão morrer, para morte não existe juventude ou velhice,  pobres ou ricos, poderosos ou fracos, a morte apenas mata, por isso o que desejo para você sangue bom é: cuide-se, viva intensamente seus dias enquanto por algum motivo seu coração ainda bate, faça a cada dia o melhor da sua vida, não espere, realize, não idealiza corações, cuide do seu, pense no que vai deixar quando não for mais parte deste mundo, qual será seu legado? Um dia Fernando Pessoa, se fez essa pergunta: O de Fernando Pessoa foi escrever a maior obra poética em língua portuguesa de todos os tempos, na sua poesia deixou importantes contribuições filosóficas sobre nossa condição enquanto pessoas.
Não precisamos ser um Fernando Pessoa para deixar uma obra universal, mas podemos fazer sempre algo positivo, deixar algo de valoroso e fazer enquanto estivermos aqui esse algo melhor. Religião alguma torna ninguém melhor ou pior, não é a palavra que faz o homem ou a mulher, somos nós que fazemos a palavra acontecer ou não.
Qualquer geração vive menos que uma tartaruga, nos enganos com o tempo, acreditamos na nossa eternidade porque a morte não nos diz que estamos mortos, quando partimos só quem fica é que tem consciência da nossa partida, por tanto enquanto estamos conscientes é que devemos nos fazer melhor.
Honestamente bem e mal não me dizem muita coisa, penso que o melhor e pior de todos nós estão nisso que chamamos de bem e mal, o que é bom para você pode não ser para mim, o que é mal para você pode para outra pessoa não ser, por isso a justiça é tão temida, porque ser justo é não ser guiado pelo amor que sentimos por alguém, nem tão pouco pelo ódio, ser justo é cortar na carne de quem amamos se preciso for, a justiça deveria ser a base das nossas relações, mas é cômodo o discurso de bem versus o mal, enquanto a injustiça serve nossos sonhos na bandeja de Salomé.
Seja como for todos os anos prometemos que tudo será diferente, na virada do ano todo mundo por alguns minutos se transforma em anjos de igreja, aquele vizinho que nunca lhe desejou nem bom dia vai te abraçar e desejar feliz ano novo, aqueles conhecidos que tem seu celular e durante o ano todo vai aproveitar a promoção das operadoras e disparar torpedos para você, até aqueles criaturas abomináveis vão abraçar você, infelizmente quando for uma hora da madrugada o encanto acabou e todos voltam ao normal, ser bom e gentil agora só no próximo ano.
Aos amigos de sempre, para minha família, aos que querem meu bem e até aos que desejaram meu mal, aos leitores do Trombone, ao Alísio lago que mais uma vez me deixou escrever aqui durante todo ano... 2014 para luz e luz boa...


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…