Pular para o conteúdo principal

Professor pobre

Ser professor pobre não é o mesmo que ser um pobre professor, sou um professor pobre, mas em hipótese alguma um pobre professor, ser pobre professor é não sentir mais sabor algum com as coisas, é evitar os conflitos e viver na ilusão de uma vida segura, um pobre professor ensina aos seus alunos que o caminho medíocre e o silêncio são as veredas mais seguras para se chegar ao “sorriso da sociedade”. A vida é breve o esquecimento profundo, o que desejo? Deixar algo de importante, algo de útil e pouca coisa de importante e útil pode ser guardado em um banco.
A coleção de infelizes no mundo é gigantesca, gente que não cansa de devorar tudo que ver pela frente, estômagos insaciáveis , gente que vive a febre de viver para ter e não para ser. O medo tem sido nosso cartão de visitas, andamos como porcos espinhos, sentimos frio e nos ilhamos nas trincheiras do medo, nossa sociedade é violenta porque somos todos avaliadores de tudo que mais tememos.
Como professor pobre, sou também, mesmo com todas paixões, entendido e visto como um  cidadão de 5ª categoria, porque a mesma sociedade que reclama da violência é violenta com aqueles que por ela pouco pode fazer além da carta honesta que se quer de todo cidadão, aliás esse carta honesta é selo barato em loja de conveniência.
Não é você em essência que se tem como modelo para sociedade, ser em essência é o menos que se quer de alguém, é você com suas fortunas, com o brilho artificial da mentira nos olhos e uma vida de ficção latejando nas veias, somos qualquer coisa entre Tio Patinhas e mendigos.
Amor, Deus, crenças, politicas, razão, bem e mal. Tudo isso é bobagem, não conheço um general que tenha ordenado massacres e declarou-se ateu sobre a carnificina da sua paixão violenta, não conheço um assassino que tenha se declarado ateu, todos se dizem tementes a Deus, comentem os mais monstruosos crimes e depois pedem perdão a Deus, só desejos que aquela história do lago de fogo e enxofre da bíblia  seja verdade.
Pobres almas fazem a festa sobre o lixo do mundo, do lixo nasce riquezas, ter medo passou a ser o amor mascarado pela incerteza do dia de amanhã, o outro não é mais o mistério, o outro é o medo, inimigos também sabem dizer: “ eu te amo”. Palavras são apenas palavras para quem apenas quer e nega o essencial, somos bons em discursos e trágicos na prática, a delinquência emocional tornou-se nossa ilha de medo e desespero.
Quer um conselho? Sem egoísmos, cuide da sua família, das pessoas que são importantes para você, sem ser sacana, faça caridade em segredo e se afaste dos poderosos, eles são como moscas em velórios, se afastem, se permitam ao amor profundo dos seus amigos, cuide da sua saúde, volte-se para o bem, a grande copa do mundo é não sermos miseráveis nem para nossas vidas e nem para vida de pessoa alguma.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…