Boas notícias

O prefeito recebeu uma comissão das Nações Unidas, a visita se deu por ser Santo Amaro única cidade no país em que o analfabetismo foi erradicado, tanto da zona urbana quanto rural, nossas escolas foram citadas com louvor, são exemplos de inclusão social, acessibilidade e gestão pedagógica. Todos os professores (as) da rede municipal, além de concursados, tem formação superior e só lecionam nas matérias as quais são formados, o programa de formação continuada do município é um dos mais avançados do país, só 10% dos professores (as) não tem mestrado, e dos que tem mestrado metade estão fazendo doutorado, os cargos de diretores (a) de escolas foram extintos, o prefeito entende que a figura do diretor (a) já estava ultrapassada, a direção da escola, toda sua parte financeira, física e jurídica fica sobre responsabilidade de um administrador de empresas, que não tem autonomia alguma na área pedagógica, essa controlada exclusivamente por pedagogos (as) Os administradores trabalham na sede da secretaria e fazem visitas periódicas nas escolas ou quando são requisitados pelos coordenadores pedagógicos.
Foi inaugurado pelo prefeito, o polo cultural da cidade, são três museus, um preserva e divulga a história de toda política da cidade deste o tempo do Brasil Império até os nossos dias, outro obriga o museu das artes e cultura, guarda arquivos de áudio e imagem de todos nossos artistas, de todas vertentes culturais e um museu é dedicado ao povo, são fotos, imagens, depoimentos do povo da cidade guardados e preservados. O polo cultural ainda tem escolas de artes, músicas, artesanato, literatura, dança ,teatro e oficina de fabricação de instrumentos musicais.
O programa verde da cidade é um dos mais festejados em todo país, Santo Amaro de cidade do chumbo passou a cidade verde, nas escolas programas de educação ambiental foram implantados, parcerias com organizações ambientais ajudaram na redução drástica dos resíduos de chumbo da cidade, a antiga fábrica de chumbo foi transformada em um memorial das vítimas, o programa de revitalização do Rio Subaé foi premiado como um modelo a ser seguido, não há mais esgotos sendo jogado no rio, e as multas para quem jogava lixo nas ruas e no rio foram abolidas, foi criada a usina de reciclagem, todo o lixo e separado, tratado e só os materiais que não servem para reciclagem vão para o aterro, um dos mais modernos do estado.
Foi construído o grande hospital regional em parceria com governo federal, o hospital com 11  leitos de UTI, 150 leitos e diversas especialidade médicas ,atende não só Santo Amaro, mas cidades vizinhas, a nossa Santa Casa passou a funcionar como  parte do hospital regional, agora faz cirurgias e partos, todos os postos de saúde foram equipados e funcionam também como pequenos pronto socorro, só os casos graves são levados até o hospital.
A cidade hoje conta com varias repúblicas de estudantes das diversas universidades e faculdades que funcionam aqui. Santo Amaro é conhecida como cidade universitária, contando com intuições públicas e particulares de ensino. Uma parceria entre uma dessas universidades e prefeitura possibilitou a revitalização de toda feira livre e tombamento da mesma como patrimônio imaterial do povo de Santo Amaro, a feira foi dividida em setores, cada feirante usa um uniforme de cor diferente, todos passaram por rigorosos cursos de economia popular, saúde, manipulação de alimentos, relações humanas e são obrigados a cada dois ano atualizar o curso, o matadouro da cidade é reconhecido como um dos melhores do estado, novas técnicas de abate foram implementadas evitando o sofrimento dos animais, bem como uma nova estrutura moderna possibilita o armazenamento e cuidado com a carne transportada, todos trabalhadores passaram por cursos, tem carteira assinada e voltaram para escola.
A prefeitura assinou convênio com a escola técnica e cursos de formação  profissional são oferecidos gratuitamente, são várias cursos, de mais de dez áreas, a prefeitura também abriu a escola livre de formação de condutores, nesta escola são oferecidas cinquenta vagas a cada três meses para quem deseja tirar carteira de motorista e ganha menos de dois salários mínimos ou está sem emprego.
Durante a gestão do atual prefeito, foram abertas nove empresas de bens não duráveis, de consumo rápido, o que possibilitou a empregabilidade de muitas pessoas.
Em todos bairros carentes foram abertos centros comunitários, importantes parceiros na conquistas de ações culturais e sócio- educacionais. Foi criada a guarda municipal cidadã, atuando não só na segurança de órgãos e equipamentos públicos, a guarda cidadã tem agora grupos de teatros, palestrantes, psicólogos especializados em atendimentos de dependente químicos, interagem com toda comunidade, se tornou uma importante parceira na socialização de jovens infratores através dos diversos programas sociais.
Todas atividades esportivas foram centralizadas na vila esportiva, lá alunos de todo rede municipal podem praticar diversos esportes, na vila esportiva são desenvolvidos programas também para terceira idade, tudo coordenado por profissionais formados e com comprovada competência.
O prefeito ficou também conhecido nacionalmente quando gravou a tentativa de extorsão de alguns vereadores que queriam além de dinheiro, empregar pessoas na prefeitura para apoiar os projetos do governo, os vereadores foram presos pela Polícia Federal, suplentes assumiram, desde então a relação com a câmera tem sido jurídica, o prefeito costuma dizer que sua base política é a Constituição e o Código penal.
O prefeito lamenta não ter sido prefeito antes, teria freado na justiça a destruição do nosso patrimônio arquitetônico, preservar nossa história contada em cada traço dos antigos casarões, Se ao menos tivesse preservado a arquitetura da Praça da Purificação, mesmo assim muitas ações foram feitas, o Uirapuru foi totalmente restaurado, agora funciona um espaço ecumênico dedicado a todos religiões, funciona também nele, um pequeno centro de convenções onde acontecem diversas palestras e cursos.
A antiga passarela do álcool, funcionava na rodoviária, foi transformada na Passarela Cultural, os boxes foram entregues a capoeiristas, artesãos, artistas plásticos, grupos tradicionais de samba de roda, sendo que três boxes vendem comidas e bebidas típicas. A Passarela agora é um ponto turístico da cidade, tematicamente decorada, chama atenção dos visitantes pela arte produzida nela e lugar aconchegante.
A terminar seu discurso de fim de mandato, o prefeito agradeceu aos seus secretários pela dedicação, aos servidores públicos, com a sobriedade de sempre, entrou no seu carro e foi embora, não ouve foguetes, desde que tomou posse, acabou com festas de inauguração de obras, todo tipo de propaganda, investiu cada centavo dessa gente na felicidade dela mesma.
Santo Amaro- BA, 14 de março de 2090




Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys