Pular para o conteúdo principal

Meu currículo são meus amigos


Não se anime em espalhar currículos por aí, geralmente não vai acontecer nada, currículos são instrumentos quase sem mais razão de ser, empresas solicitam aos seus empregados que indiquem pessoas para trabalharem nelas, solicitam currículos apenas quando falham nas indicações pessoais, ou seja, quando ninguém na empresa indica ou indicam pessoas que não se enquadram no perfil desejado. O melhor currículo que você pode ter são seus amigos, pessoas que saibam e acreditam em sua capacidade.
Passo nas portas de empresas, construções e vejo sempre muitas pessoas, olhares tristes, jeito de abandonadas e com pastas nas mãos, pastas que trazem  seus currículos, o histórico da longa vida de trabalhador, poucas dessas pessoas conseguem emprego assim. É preciso contatos, alguém que assuma  riscos por você, que diga a um dono de empresa: “tem competência para trabalhar aqui, se encaixa no perfil da empresa”. Se não for assim as chances diminuem, e mais uma coisa, para você que é do NORDESTE ( como eu), não importa quantos cursos você fez, onde trabalhou, fora do nordeste sem um rede de contato, alguém que assuma riscos por você, seu currículo em muitos casos é simplesmente rejeitado, ocorre justamente o contrário de quando algum do SUL chega ao nordeste e tão somente por ser do sul muitas portas já abrem e bestialmente se acredita que uma universidade federal no sul e melhor que uma nordestina. Tenha amigos, às vezes é melhor que qualquer diploma.
Alguns clichês são mais que verdadeiros, sozinhos não vamos muito longe. Alguém diz coisas boas de você, outra pessoa ouve e estende a mão amiga, outra pessoa que abre uma porta aqui e ali, um amigo que te apresenta para outro amigo e se faz amizades, alguém que entende que há algo de bom em você e abre as portas e diz: vai ganhar o mundo, vamos nos somando, sozinhos não se anda, apenas cansa-se o espírito e desanima-se o corpo.
Ter uma rede de pessoas boas e que são positivas, aquelas que não nos enxergam como concorrentes e que estão dispostas dividir conosco um pouco do prestígio que ela tem é o que de mais precioso no mundo das relações trabalhistas você pode encontrar.
Bom amigo é o que tira a poeira dos nossos olhos, bom amigo sabe que todos nós, eu e você temos nossos dias de queda, mas sabe também que temos talento para escalada, por vozes um sim, um pisca de olhos que entusiasma pode fazer uma mudança radical para o bem em nossas vidas.
O diploma universitário não garante muitas coisas nessa modelagem de RH em que provas ou testes somem diante um simples QI, quem indica, às vezes você é chamado para uma entrevista de emprego, mas sem saber está fazendo parte de um teatro, as cartas já foram marcadas, a empresa quer apenas passar a idéia de que é rigorosa e democrática nas suas escolhas.
Quando o RH de uma empresa seleciona sozinho um empregado, a empresa assume o risco sozinha pela contratação, mas quando ela aceita que um dos seus empregados indique alguém ela sabe que aquele empregado não vai colocar o emprego dele em risco, certamente vai indicar alguém responsável e competente para a função que se quer contratar.
Quando digo que se deve cultivar amizades, isso não quer dizer que se deve aproximar das pessoas apenas para tirar algum proveito, amigos tem raízes, sabem do histórico das pessoas, tem afetividade, alguém a pedido de um amigo seu pode te indicar, isso acontece muito, então seja grato, fortaleça o melhor que sem tem em uma relação: a solidariedade, não se descuidar da formação também é importante, porque mesmo com amigos a concorrência é cruel e implacável.
Ter quem nos diga que somos bons em algo nos enche de esperanças, se neste momento você ficou sem emprego, animo, olhe para frente, o que não se encontra em um lugar em outro certamente vamos encontrar.

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…