Pular para o conteúdo principal

Promessas vãs


Vestir verde amarelo até o fim da vida, ir a pé até Aparecida do Norte e tantas outras promessas não foram feitas por um país melhor, mesmo porque um país não fica melhor por promessas e sim por responsabilidade cidadã, mas todas essas promessas foram feitas para que a Seleção Brasileira de Futebol vença a Copa do Mundo. Se os brasileiros vestissem as cores da Bandeira Nacional como vestem a camisa de um time de futebol seríamos uma grande nação cidadã e não uma grande nação e homicidas e corruptos.
Pelas ruas carros passam com bandeiras do Brasil, na TV a monotonia esportiva toma conta, ruas enfeitadas em verde amarelo, tristemente nada disso é pela bandeira em si ou pelo país. No Brasil um time que pertence a uma parasitária instituição particular é mais admirado e respeitado que qualquer instituição pública, civismo aqui é futebolístico, a pátria é chutada na bunda pelas chuteiras da promiscuidade esportiva confundida com o próprio ato esportivo e civismo.
Ao se usar as cores da bandeira como se originalmente elas pertencessem a um time de futebol é assinar o abaixo-assinado no qual se outorga aos cupins da república que ejaculem ácido de uma educação pública adestradora, de uma saúde pública violentada e de uma segurança pública assassina nas nossas caras de idiotas, torcedores das nossas próprias misérias.
 O futebol no Brasil não é esporte, é doença. Doença social, perigosa e alienante, não por acaso aqui os torcedores dizem: “sou torcedor doente”,” torcedor roxo”. Nelson Rodrigues em um momento agudo dessa doença escreveu: “A pátria de chuteiras”. Quando nossa pátria deveria ser: da saúde, da solidariedade, da amizade, da gratidão, do respeito, da vida, da saúde, do respeito à infância, juventude e velhice, a pátria do respeito às diferenças culturais e a todos os sotaques.
O esporte, inclusive o futebol, são bons aliados da saúde e da educação quando não usados politicamente para bestialização de um país e riquezas de uma gente que não teria o que tem se não fosse o uso da política de maneira criminosa.
Nunca se viu uma mobilização policial, militar e de inteligência como a que se faz agora no país, fico pensando se uma mobilização dessas fosse política permanente de segurança pública o Brasil não seria um dos países mais violentos do mundo, um país em que a vida vale absolutamente nada e o maior homicida é o Estado brasileiro com sua indiferença de abutre. Quando findar a Copa do Mundo o aparato policial será desfeito e voltamos todos para nossa rotina de medo e insegurança. Somos governados não por políticos, mas por pessoas psicopatas, quando vejo na TV essas “autoridades” tenho medo por mim e por todos, o que fizemos do nosso país? Entreguemos a essas canalhas sem coração e nem sangue.
A mobilização policial criada para a Copa do Mundo 2014 não é para garantir nossa segurança e sim encarcerar o que de mais sagrado um país pode ter: a democracia, o governo mostra suas garras ditatórias, longe de proteger nossas vidas ele quer impedir manifestações livres de democráticas de pessoas cansadas de viver em um país gestado por gângsteres. Gângsteres que não pensam duas vezes em usar o poder policial do Estado para estabelecer sua política cada vez mais totalitária e nefastas para democracia.
Como disse ontem a Juliana, uma menina que vende marmitex (quentinhas) pelas ruas de Brasília, nesta Copa do Mundo 2014 vou torcer por ela, por você que fica horas em um ponto a espera de um ônibus para voltar para casa, vou torcer pelas almas boas que movem esse país com suor honesto e esperança de dias melhores, vou torcer pelos caras que se penduram nas janelas para limpar os olhos da indiferença, vou torcer pelo pedreiro que vem do norte- nordeste e constrói edifícios e depois não podem entrar neles, vou torcer pelos pequenos que fazem malabarismo pelas ruas, enfim torcer por mim e você que é do bem.

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…