Pular para o conteúdo principal

Encontro com: Édith Piaf

Édith Piaf
Clarice Lispector dizia que sentia saudades do futuro, Renato Russo também cantou que insistia em uma saudade de tudo que ele ainda não tinha vivido, poetas românticos sentiam saudade do passado, nele buscaram abrigo. Saudade é o dia de ontem nos dizendo que de alguma maneira nosso presente carece de sentido, de razão; sentir saudade do futuro é negar o presente e tentar ir para um lugar que só existe na nossa auto-ilusão: o amanhã. É no presente, seja ele dolorido ou feliz, que nossas vidas acontecem, só aqui neste agora é que sinto se sou feliz ou não, o passado não vai fazer nada por mim, talvez transforme minha vida em um muro das lamentações, o futuro é a esperança moribunda que nega as possíveis ações nossas no dia de hoje.
Entendo também que se não fosse a possibilidade de fuga para algum outro lugar em que nossas emoções são aquecidas pelo entusiasmo não suportaríamos a vida, seria ela lugar apenas de fadiga e cansaço, viver é também abrir portas para outras dimensões, alguns usam drogas como álcool, outros entram em êxtase espiritual, outros mergulham no labirinto do que se é, outros desenvolvem uma relação mística com a vida, tudo na tentativa de fazer do presente algo menos dolorido. Os que conseguem sintonizar suas emoções com o presente e encarar seus monstros tendem a ter uma relação menos áspera consigo e com seus “eus” que vai descobrindo pelo caminho,
Minhas emoções são sempre vivenciadas entre o que sou e o que há de litígio entre esse quem “sou” e o outro sujeito que ao andar pela rua é apenas mais um na multidão, quando ando pelas ruas sempre imagino minhas óperas favoritas, quando encontro algo que desagrada troco para os meus rock favoritos, mas de ópera em ópera, de rock em rock não deixo espaço para que a fadiga emocional me jogue ao chão, pois se eu cair pouco vou ter com quem contar, o mundo é a indiferença, solidariedade também tem cota.
Uma das minhas cantoras favoritas é a francesa Édith Piaf, em uma das suas canções diz que não se arrepende de nada, dos amores vividos, das brigas perdidas e vencidas, das boas e más coisas que viveu, mas que é preciso varrer o que passou e começar do zero, porque só assim a vida começa. Trancar no passado o ruim, ou melhor, que tivemos e buscar novas delícias para a vida não é fácil, mas é bom ser um pouco Édith Piaf e seguir enfrente.
Amar a si mesmo como a mais ninguém não quer dizer que devamos abraçar o egoísmo como bandeira de vida, não é isso, acredito no que canta Tom Jobim: “é impossível ser feliz sozinho”, mas quando digo que se deve amar a si mesmo em primeiro lugar é porque não se pode oferecer aquilo que não temos, e não podemos esperar que algo tão íntimo como a felicidade nos seja dada por outra pessoa: eu sou feliz no amargo e no bem da vida, eu sou feliz.
Não preciso dizer se sou uma pessoa boa ou ruim, se sou humilde ou arrogante, isso porque é impossível atuarmos o tempo todo, o que realmente se é dia menos dia aflora das nossas mais intricadas emoções, então tudo que sou é pessoa, gente, em mim mora o perigo e o bem, o mal e ódio, deus e o diabo, o amor e o egoísmo, eu sou gente e gente erra e acerta, mas minha vontade é de sempre acertar, meu maior Deus é amor, ele, tão somente ele, sabe aquietar meu coração.
O mal não pode vencer eternamente o bem, meu bem é esse dia lindo, essa ternura que sinto por mim mesmo, essa amizade que sinto pelo que sou. Apaixone-se por você, cuide-se, seja solidário com você mesmo, a terra um dia vai pesar sobre nosso peito e quando esse dia chegar, quero que ao menos minha alma esteja leve.




Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…