Lula

A quem interessa a prisão de Lula neste exato momento? Se forem preservados seus direitos políticos, a ele mesmo. A esquerda sempre adorou um mártir, fabricou alguns e outros caírem no colo dela sem muito esforço, diante o desmoronamento do PT, nada mais apropriado para o Lula do que sua imagem sendo conduzido por dois agentes da PF, seria transformado em mártir e mantendo seus direitos políticos venceria em 2018 qualquer candidato.
Lula seria “o primeiro ex- presidente preso porque ousou a matar a fome do povo”, “a burguesia odeia Lula porque só com ele pobres, negros e todos os humilhados passaram a frequentar universidades”, “a prisão do Lula é uma revanche da direita conservadora”, “ prenderam o Lula porque ele iria acabar com a seca no nordeste”. Serão muitas frases de efeitos, muitos discursos, alguns honestos e outros sem honestidade alguma para transformar o Lula em um Getúlio Vargas que nem sobre tortura cometeria suicídio.
Lula sendo preso vai assinar na cadeia sua desfiliação do PT, vai argumentar que o partido foi tomando pela burguesia, vai culpar os companheiros, como já disse esses dias, por só pensarem em cargos, vai culpar Dilma, como já vem falando, por ser cabeça dura e não ter acatado seus “conselhos”.
 Neste momento para Lula a prisão seria o coroamento da sua carreira política gritariam pelas ruas “Lula foi preso na ditadura e agora na democracia porque defende o povo”.
O PT nunca foi um partido de ideias originais, o ódio social o qual usou para doutrinar muitas pessoas foi copiado do mesmo ódio que a chamada direita também usa para doutrinar seus acéfalos, trocam-se apenas os personagens, é um fato, nem para cultivar o ódio o PT conseguiu ser criativo.
Lula não é obviamente o único responsável pelas mazelas do país, tão pouco o PT, mas cometeu um grande e imperdoável erro: se transformou no que mais odiava, passou a agir e articular ações políticas com o que de mais nefasto existe no país, o PT no poder somou todas as bandeiras podres da política brasileira e pensou que ficaria impune, ou ainda talvez sempre tenha sido o que por fim se revelou.
Em tudo isso há algo de bom no PT. Cazuza cantava que o Brasil deveria mostrar sua cara, só com o PT o Brasil mostrou a cara, com o PT o ódio contra negros e nordestinos ficarem evidentes, o desprezo pela vida dos pobres foi exposto sem aspas nas redes sociais, com o PT o brasileiro passou a se preocupar mais com política do que com futebol, com o PT no poder os brasileiros redescobriram o gosto pelo debate. Esse será o único legado do PT, depois dele nunca mais esse país será o mesmo, no bem ou mal. Sabemos agora que o mesmo país que leva milhões para ruas em um protesto conta a presidente é o mesmo capaz de odiar algum tão somente porque vota no PT ou PSDB, tão somente pelo sotaque ou cor da pele, o Brasil que se orgulha do seu futebol é o mesmo que ameaça e mata seus mestres nas escolas.
Lula pode até ser transformado em mártir, mas sempre será um mártir podre, triste e que teve uma chance maravilhosa e não aproveitou: unir o país pelo bem estar social e não pelo ódio. O Brasileiro vai descobrir que não precisamos de lideres, precisamos de políticos e tão somente políticos e que esse são falíveis, por isso mesmo não podem ser canonizados como santos.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys