Pular para o conteúdo principal

Lula

A quem interessa a prisão de Lula neste exato momento? Se forem preservados seus direitos políticos, a ele mesmo. A esquerda sempre adorou um mártir, fabricou alguns e outros caírem no colo dela sem muito esforço, diante o desmoronamento do PT, nada mais apropriado para o Lula do que sua imagem sendo conduzido por dois agentes da PF, seria transformado em mártir e mantendo seus direitos políticos venceria em 2018 qualquer candidato.
Lula seria “o primeiro ex- presidente preso porque ousou a matar a fome do povo”, “a burguesia odeia Lula porque só com ele pobres, negros e todos os humilhados passaram a frequentar universidades”, “a prisão do Lula é uma revanche da direita conservadora”, “ prenderam o Lula porque ele iria acabar com a seca no nordeste”. Serão muitas frases de efeitos, muitos discursos, alguns honestos e outros sem honestidade alguma para transformar o Lula em um Getúlio Vargas que nem sobre tortura cometeria suicídio.
Lula sendo preso vai assinar na cadeia sua desfiliação do PT, vai argumentar que o partido foi tomando pela burguesia, vai culpar os companheiros, como já disse esses dias, por só pensarem em cargos, vai culpar Dilma, como já vem falando, por ser cabeça dura e não ter acatado seus “conselhos”.
 Neste momento para Lula a prisão seria o coroamento da sua carreira política gritariam pelas ruas “Lula foi preso na ditadura e agora na democracia porque defende o povo”.
O PT nunca foi um partido de ideias originais, o ódio social o qual usou para doutrinar muitas pessoas foi copiado do mesmo ódio que a chamada direita também usa para doutrinar seus acéfalos, trocam-se apenas os personagens, é um fato, nem para cultivar o ódio o PT conseguiu ser criativo.
Lula não é obviamente o único responsável pelas mazelas do país, tão pouco o PT, mas cometeu um grande e imperdoável erro: se transformou no que mais odiava, passou a agir e articular ações políticas com o que de mais nefasto existe no país, o PT no poder somou todas as bandeiras podres da política brasileira e pensou que ficaria impune, ou ainda talvez sempre tenha sido o que por fim se revelou.
Em tudo isso há algo de bom no PT. Cazuza cantava que o Brasil deveria mostrar sua cara, só com o PT o Brasil mostrou a cara, com o PT o ódio contra negros e nordestinos ficarem evidentes, o desprezo pela vida dos pobres foi exposto sem aspas nas redes sociais, com o PT o brasileiro passou a se preocupar mais com política do que com futebol, com o PT no poder os brasileiros redescobriram o gosto pelo debate. Esse será o único legado do PT, depois dele nunca mais esse país será o mesmo, no bem ou mal. Sabemos agora que o mesmo país que leva milhões para ruas em um protesto conta a presidente é o mesmo capaz de odiar algum tão somente porque vota no PT ou PSDB, tão somente pelo sotaque ou cor da pele, o Brasil que se orgulha do seu futebol é o mesmo que ameaça e mata seus mestres nas escolas.
Lula pode até ser transformado em mártir, mas sempre será um mártir podre, triste e que teve uma chance maravilhosa e não aproveitou: unir o país pelo bem estar social e não pelo ódio. O Brasileiro vai descobrir que não precisamos de lideres, precisamos de políticos e tão somente políticos e que esse são falíveis, por isso mesmo não podem ser canonizados como santos.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…