Pular para o conteúdo principal

“O último a sair apaga a luz do aeroporto”*

Durante a ditadura militar não tivemos no Brasil canções de protesto, mas de fuga, embora muitas dessas canções tivessem beleza poética, eram canções medrosas, de fuga. Geraldo Vandré escreveu em “Para não dizer que não falei das flores”: “Vem vamos embora/ espera não é saber/ quem sabe fazer a hora/ não espera acontecer”. Em “Canção da despedida” Geraldo Vandré e Geraldo Azevedo escreveram uma das mais belas canções de fuga e não menos alienada da nossa música popular: “Já vou embora/ mas sei que vou voltar/ amor não chora/ se eu volto é prá ficar”.
Chico Buarque também foi autor de canções de fuga, em “Apesar de você” ele canta: “ Apesar de você amanhã há de ser outro dia”, pura fuga e não de enfrentamento. Chico Buarque também escreveu com Gilberto Gil a bela “Cálice”: Pai! Afasta de mim esse cálice / Pai! Afasta de mim esse cálice / Pai! Afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue”. Aqui os autores da canção transferem para outra pessoa (o Pai) a responsabilidade de mudar a realidade que se encontram.
Caetano Veloso influenciado por movimentos contraculturais franceses da década de 1960 escreveu a canção que o lançou para o estrelato: “Alegria Alegria”, canção de fuga, a música como todas as outras canções desse mesmo período passa a ideia de fuga, de buscar outro lugar, discurso alienado que enxergava em outro país a possibilidade de felicidade que no Brasil acreditavam não ser possível diante a conjuntura política, não fizeram enfrentamento, optaram pela fuga.
Taiguara também escreveu sua canção de fuga, em “Que as crianças cantem livres”, ele escreveu: “E que as crianças cantem livres sobre os muros / E ensinem sonho ao que não pode amar sem dor / E que o passado abra os presentes pro futuro / Que não dormiu e preparou o amanhecer”, notou o tom de fuga? De negação de realidade e busca pelo futuro? Nada de enfrentamento, nada de gritar diretamente ao estado opresso o quanto ele era maléfico.
O interessante é que no mesmo período no qual essas canções foram escritas o pessoal da Jovem Guarda ou da chamada música brega eram chamados de alienados. Se a Jovem Guarda ou os ditos cantores bregas escreviam canções inocentes, puíreis e isso era ser alienado o que dizer dos compositores da chamada “linha evolutiva da música popular brasileira” e suas canções de fuga?
Não se deve esquecer, a cesura era de burrice extrema, censurava qualquer coisa que não entendesse ou julgasse perigosa, não por acaso compositores “bregas” e da “elite” da MPB foram todos censurados e perseguidos, cantores como Amado Batista, por exemplo, foi preso pelos militares.
As canções citadas por mim aqui tem todas um clichê que as unem, esse clichê é a ideia de fuga, a metáfora do adeus, o abandonar o país, a não coragem de enfrentar a realidade. Em qualquer canção desse período vamos encontrar esses elementos, no entanto isso não diminui a beleza, a poeticidade a o valor histórico de cada uma delas.
Foi no rock da década de 1980 que sugiram canções reais de protesto, músicas como “Bichos Escrotos” dos Titãs, “ Que país é esse!” da Legião Urbana, “ Inútil” do Ultraje a Rigor, “ Revoluções por minutos” do RPM, “Brasil” de Cazuza, “ Alagados” do Paralamas entre outras do mesmo período inauguraram no país a vertente das canções de protesto, uma das canções mais emblemática desse período é “Notícias do Leste” da banda Uns e Outros, a canção celebra a queda do Muro de Berlin e o fim do comunismo, bela canção que antecipava também o fim  da utopia da esquerda representada pelo PT, que anos depois jogaria não um muro ao chão, mas um país inteiro.
Não há protesto se não há enfrentamento direto, não há protesto se não se diz claramente ao inimigo o que ele merece ouvir, metáfora é recuso poético e não de anonimato por medo ou alienação .
A frase que nomeia essa crônica reflete bem o espírito de muitos intelectuais brasileiros na época da ditadura: “O último a sair apaga a luz do aeroporto” reforça o espírito de fuga, não menos diferente de hoje em que muitos brasileiros desejam ir embora. O Brasil talvez seja o único país no mundo no qual ninguém nunca chegou e todos querem ir embora, é como se fossemos todos escravos forçados a viver aqui, ou exploradores ávidos por roubar, pilhar e levar para outros países nossas riquezas, o Brasil talvez seja o único país no mundo no qual muitos dos seus cidadãos e cidadãs sintam vergonha de dizer que o ama e repreende quem o diz.
A Música popular pode nos fazer refletir muito sobre o que afinal é o Brasil, afinal eu quero ficar aqui, mesmo que o rei seja mal coroado, mesmo que mande garrafas para náufragos de outros mares.  

   

            

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…