Pular para o conteúdo principal

Sonhos Olímpicos

Esportes nunca estiveram na minha lista de prioridades, nem mesmo como torcedor fui ou sou lá de grandes entusiasmos. Descobri tardiamente que gosto das Olimpíadas de Inverno, talvez mais pela beleza plástica dos jogos do que pelos jogos em si, nunca joguei futebol ou fui a um estádio torcer por algum time, nada contra, nada a favor, apenas não fui comovido pela ideia de ser torcedor ou praticar algum esporte, depois que mudei para Brasília descobri o prazer de andar pelos parques e bosques, esse talvez seja afinal, o meu esporte.
Estava ouvindo na rádio do Senado Federal um programa de entrevistas que gosto muito, “Autores e Livros”, quando a entrevistada começa a contar histórias surpreendentes sobre vários atletas em muitas das edições dos Jogos Olímpicos. Cada história era uma emoção e revelação diferente, contagiante, arrebatadora. A autora? Clara Arreguy, o livro? “Sonhos Olímpicos”. Pela primeira vez ouvia alguém falar de esporte de uma maneira que me despertava.
A razão por trás do impacto daquela entrevista é que a autora revelava histórias para além das conquistas e derrotas, contava de maneira objetiva os altos e baixos  de pessoas comuns, como eu ou você e não super humanos como geralmente atletas são apresentados.
“Sonhos Olímpicos” tem apenas 64 páginas e nestas poucas páginas a autora narra de maneira cativante a vida de homens e mulheres, nos apresenta uma radiografia da política, cultura, economia, nos conta através de cada edição dos Jogos Olímpicos como os padrões, as certezas, a maneira de como nos enxergamos como pessoas mudavam de maneira surpreendentes.
Feche os olhos e imagine: Em uma Olimpíada, indígenas e pigmeus apresentados como animais nos zoológico? Imagine: a primeira mulher negra a ganhar uma medalha e de ouro, a mesma mulher negra  ser a primeira a estrelar um comercial da Coca-Cola só podendo senta-se em lugares reservados para negros nos Estados Unidos? Imagine então: um homem negro em 1956, brasileiro, medalhista olímpico e diplomata, advogado, professor, ator, militar, escultor e que falava cinco idiomas? Você já ouviu falar dele?
Imagine: uma Olimpíada na qual as mulheres tinham que provar que eram mulheres para participarem dos jogos, mais absurdo que isso? Eram feitos testes para averiguar as genitálias das mulheres, não satisfeitos inventaram um teste fajuto de contagem de cromossomos e se contasse que uma atleta não passou no teste dos tais cromossomos e essa mesma mulher um ano depois teve um filho e a confederação esportiva disse que ela era uma aberração da natureza?
É essa ventura que o livro de Clara Arreguy nos convida, aventura pela história através de tantos atletas que ao fim foram todos vencedores. O livro “Sonhos Olímpicos” mistura ficção com realidade, cada um de nós em menor ou maior grau pode se sentir ao término do livro, um campeão Olímpico, desse que encontramos nas ruas, anônimos, cada um com sua história para contar, com suas derrotas e conquistas e todos  são essências para contar a história da humanidade, a nossa humanidade, se boa ou ruim é a única que temos.
http://edineysantana2.bogspot.com                                                                                      


  



Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…