Eduardo Cunha

Podem dizer o que bem entender desse sujeito, mas ele vem dando lições de como gerenciar crises, nem sempre pelos meios honestos, mas sabe que os que querem tirar seu mandato defendem pessoas tão sujas quanto ele e isso é seu maior trunfo: saber que não existem dedos limpos o suficiente para emparedá-lo e usar isso com crueldade para se defender.
O PT nunca teve um adversário como Eduardo Cunha, colocou a faca e punhal na garganta do partido. Certamente ele vai, perder o mandato (se não conseguir mais uma vez reverter toda situação a seu favor), antes disso vai sangrar mais ainda o PT publicamente.
Dois dias antes de Cunha aceitar o pedido de afastamento da presidente, negociava com o PT para ser inocentado no conselho de ética e em troca engavetar o pedido de afastamento de Dilma, misteriosamente no último momento o PT, sobre as ordens de Lula recuou,e foi aí que Cunha sem medo algum emparedou de vez o PT.
Cunha é o que é, não tem biografia para queimar, foi o PT que entrou na lama para dançar com ele, a cada dia Cunha se fortalece mais e o PT vai se demorando, como partido de esquerda o PT não vai sobreviver a tudo isso, o próprio sistema que o criou vai destruí-lo, se ainda resiste é tão somente pela figura de Lula. Um dos maiores problemas de partidos de esquerda é que não sobrevivem (excetuando-se em ditaduras) por muito tempo ao pragmatismo do poder.
O PT não pode fazer autocrítica, isso o sepultaria de vez, assumir que errou é assumir que perdeu a santidade socialista, que traiu sua militância, ao contrário disso o PT investe no discurso emotivo, agora com um elemento perigoso: o ódio, o mesmo ódio que ele sempre disse que combatia. Movimentos sociais estão cada vez mais raivosos, chegamos a um ponto que até a maneira que você usa o cabelo ou a música que ouve podem desencadear uma onda de ódio e revolta, agora ampliada pela maneira estúpida que se usa as redes sociais no país, porém isso não será suficiente para salvar o PT, o pragmatismo dos fatos é mais forte que qualquer ódio ou chantagem emocional política.
Falo tudo isso não com simpatia pelo Cunha, ao fim o poder dele vem da aberração política que se tornou ou sempre foi o PT.
Cunha é um crápula, mas não se pode negar sua habilidade política. Ontem ele deu mais um exemplo disso, quando foi escolher os deputados para compor a comissão que vai julgar o pedido de afastamento da Dilma, primeiro foi voto aberto, a situação venceu, no mesmo momento Cunha inventou uma votação, só que secreta, e aí a oposição foi quem venceu. Agora veja, eram as mesmas pessoas, na mesma situação, Cunha mostrou que se sua alma é suja não é a única do Congresso, e por outro lado os deputados que mudaram de lado quando apagaram as luzes mandaram um recado para Dilma, ela pode escapar do afastamento definitivo do poder, mas vai ter que liberar gordas emendas, isso só não acontece se acontecer gigantesca pressão popular pedindo o afastamento da presidente, vamos  esperar , o senador preso do PT sinalizou que pode fazer delação premiada, se ele falar o que todo mundo já sabe que ele sabe vão colocar a culpa nos Estados Unidos, no Estado Islâmico, na mídia, no pai Noel e claro no FHC.



Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys