“Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José”

A internet tem tirado do limbo muitos artistas que foram solenemente ignorados pela crítica e mídia ortodoxa ou pior, foram massacrados por uma estrutura midiática preconceituosa e elitista. Odair José foi um desses artistas que mesmo com uma importante obra foi deixado fora do que cretinamente chamam de MPB, essa sigla é a senha para que muitos artistas sejam desprezados e outros coroados como “gênios” e inquestionáveis. A internet nos faz olhar para o lado e ao olharmos para o lado encontramos um importante legado de inúmeros artistas, artistas que antes eram chamados de bregas, ou seja, inferiores culturalmente, politicamente, e não só isso, o público desses artistas também foi durante muitos anos marginalizados, tanto que muitas pessoas escondiam que gostavam deles.
Curioso é que esse preconceito todo foi dogmatizado por gente supostamente progressista e defensores de causas nobres, gente que se diz sensível as nossas mais dolosas demandas sociais, mas aceitaram fazer parte da corte MPB e deixaram do lado de fora tudo que fosse brasileiro pé no chão, rua, suor de povo e mãos calejadas. O povo para MPB é um fetiche. 
O musical “Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José” faz uma bela e justa homenagem à obra e pessoa de Odair José, com um elenco afinadíssimo acompanhado por uma excelente banda, durante uma hora o público se diverte, se emociona e canta muitas canções de Odair José, tudo costurado por um excelente roteiro, divertido e dramático. Ambientado em um cabaré a peça nos leva a encontrar um Brasil colorido, com personagens poeticamente construídos.
“Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José” foi escrito e dirigido por Sérgio Maggio. A direção é primorosa, o texto extremamente bem costurado, o figurino nos leva as noites coloridas dos anos de 1960-1970, fatos históricos são sutilmente abordados a exemplo da ditadura militar e contracultura.
O musical não se assemelha aos musicais estrangeiros, longe disso, é um musical com gosto, voz e sotaque brasileiro por isso mesmo a identificação do público é imediata. O direto acertou em fazer um musical com as cores, desejos, sonhos, conquistas e frustrações espelhos e reflexões do nosso país.
Uma banda tocando ao vivo, mistura entre drama e comédia, músicas delicadas e o desejo de viver em um país crítico, mas tolerante em que o contraditório não seja um crime e não pensar como pensa outra pessoa motivo de ódio,foi assim que o musical “Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José” me tocou.
O Brasil grita: aqui tudo de bom podemos! Nos mostra nossos talentos, nossas paixões por fazer coisas belas. Neste tempos nebuloso ir ao teatro é encontrar um Brasil que desejamos tanto, ir ao teatro é contribuir para que nossa arte esteja sempre em cartaz.
O elenco do musical é: Camila Guerra, Luiz Felipe Ferreira, Rodrigo Mármore, Gabriela Correa, Tainá Baldez Sergio Simão Fidalgo e Watusi Maria Alice, direção musical de Luís Filipe de Lima, a banda tem na formação: Guilherme Gê André Togni e Zé Krishn
No próximo fim de semana o musical vai ocupar o Sesc de Ceilândia- Brasília,a entrada é franca, basta ir ao Sesc e retirar as entradas antecipadamente.





Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

A onda da mediocridade

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys