Pular para o conteúdo principal

Pobre Brasil

Ediney Santana
Há tempos o Brasil optou pela indignação  seletiva. São dois pesos e duas medidas para os mesmos crimes. Uma onda de repulsa quase acabou com o PT, onda de repulsa merecida já que o partido é  protagonista de uma série de escândalos, mas a mesma repulsa não acontece com outros partidos e seus políticos que cometem ou são acusados de cometerem os mesmos crimes que o PT, ou de cometerem outros crimes gravíssimos a exemplo do presidente Michel Temer, que em gravação feita pelo dono da JBS toma conhecimento que um Procurador da República foi cooptado pela própria JBS para interferir em processos nos quais a empresa estava sendo investigada e nada fez, fica em silêncio, um fato que em qualquer país levaria a queda do presidente e manifestações gigantescas contra ele, aqui no Brasil reuniu meia dúzia de pessoas nas ruas.
A classe média brasileira, com raras exceções, egoísta, soberba,   xenófoba e racista já mostrou várias vezes seu ódio não só pelo PT, mas por nós nordestinos, que segundo essa mesma classe média, somos os responsáveis diretos pela ascensão do PT, o que essa classe média não quer entender é que a identificação de muitos nordestinos com o PT vem do fato do PT ter atuado em muitas áreas no nordeste que durante muitos anos foram negligenciadas pelo Estado Brasileiro.
O PT errou, mesmo tendo atuado em muitas questões sociais importantes, isso não pode ser salvo conduto, para, por exemplo, ele ter usado o BNDS para transferir dinheiro para JBS e depois cobrar propina. No entanto o  castigo do PT não deve ser só dele, mas de todos envolvidos em crimes como roubos do dinheiro público e tentativa de interferência na justiça, e também a própria justiça não é imunde a lei . O PMDB é o partido que mais se envolveu em escândalos e não pode sair ileso , pior tendo a cumplicidade de muitos brasileiros que reiteradamente elege e reelege seus asseclas. 
Mesmo com tantos escândalos creio que o Brasil vive seu melhor momento e o motivo é simples: estamos expurgando os demônios, nossas desgraças estão vindo a tona, caba os eleitores deste país cuidado e amor ao país para que nas próximas eleições não votem nos bandidos de  sempre e nem nos oportunistas e moralistas que com discurso populista e imediatista prometem transformar nossas vidas em um paraíso quando escondem o inferno da segregação , racismo, xenofobia  e abismo social nos seus corações imundos.

      

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Jantar e crime

Na delação: “em um jantar acertamos o valor da propina”. Quantos crimes são articulados em mesas fartas e jantares de luxo? Ou melhor, em palácios? É mórbido e tragicamente irônico que pessoas sentam-se em uma mesa cheia de comida para acertar crimes que vão levar à fome e morte tantas outras pessoas. Nos últimos dias, com o avançar da Operação Lava Jato e as delações premiadas, tomamos consciência da naturalidade a qual crimes são articulados, como pessoas sem sentimento algum, roubam e matam com se estivessem apenas trocando ideias entre amigos e parentes sentados em uma mesa. Paralelo a comilança criminosa, esses mesmos agentes do Estado tramam reformas administrativas que vão impactar a vida dessas mesmas pessoas já roubadas por eles. É preciso, sim, diminuir os gastos públicos, mas não se pode sacrificar quem já não tem quase nada. Nossa saúde e segurança pública são máquinas de triturar gente, gente pobre e tempere isso com o absurdo da reforma da previdência que iguala pela pe…