Pular para o conteúdo principal

“Coming In From The Cold”

O disco  despedida de Bob Marley “Uprising” foi lançado em 1980 pouco antes da sua morte, doente e sabendo-se terminal Bob em seu último disco foi inspirado e inspirador. A música que abre “Uprising” é “Coming In From The Cold”, ou seja, “ Vindo do frio” é um hino à vida, doce e bela vida, a alegria de estarmos vivos. Ao dizer que nesta vida mesmo que estejamos vindo do frio Bob questiona: “It's you I'm talking to now/ Why do you look so sad and forsaken?” em tradução livre “ É com você que estou falando agora/ porque está tão triste e entediado?” e arremata “When one door is closed/ Don't you know another is open?”, “ Quando uma porta se fecha você sabe que outra se abre?”. O desespero de oportunidades perdidas, desemprego, dos estragos financeiros, dos punhais cravados nas costas por “amigos” outrora frequentadores das nossas almas e vidas, da falta de crença em si e na tristeza de se sentir só pode levar-nos a loucura.
A primeira vez que ouvi “Uprising” foi em uma casa no Buraco da Gia, Rua do Bairro do 2 de julho em Santo Amaro-BA, rua que morei por menos de dois anos, mas que me marcou profundamente. Quando “Uprising” começou a girar na vitrola e os primeiros acordes de “Coming In From The Cold” soaram, eu que tinha entre treze ou catorze de idade, tive uma espécie de experiência mítica, a música era tão forte que não era preciso entender inglês para saber que ali havia diálogo entre o garoto sertanejo acostumado a ouvi Paulo Sérgio, Amado Batista e Sérgio Reis cantores que falavam do mundo lúdico dos meus pais transferido para mim através de canções adocicadas e melodias tristes (minhas raízes profundas) e o jovem cantor jamaicano morto aos trinta e seis anos.
Muitos anos mais tarde tive a alegria de saber que não estava errado, Bob Marley dizia coisas importantes, era profundo, simples e sincero. “Coming In From The Cold” é uma canção exata, sua letra simples e cortante somada à música poderosa tem o poder de nos levar para outra dimensão.
Em outro momento de “Coming In From The Cold” Bob Marley canta: “Would you let the system/ Make you kill your brother, man?”, Você deixará o sistema/ te fazer matar seu irmão?”. Nesses versos interrogatórios uma denúncia e uma razão: nosso maior inimigo é o Estado, não é a violência dos bandidos que nos mata, não é a doença que nos mata, quem nos mata é o Estado. Mata-nos ao ter no seu estômago os vermes da corrupção, ao permitir a morte intelectual de milhões de jovens, ao manter leis que alimentam o crime, ao alimentar um poder judiciário forte para os fracos e fraco para os poderosos, ao jogar na vala dos cemitérios ladrões de galinha e condenar a prisão domiciliar os bandidos mais perigosos deste país. E pior de tudo: consegue fazer o povo se odiar, se matar.
“Coming In From The Cold” é uma canção hino, tantos anos depois de gravada é como se todas manhãs ela fosse lançada, basta olharmos pela janela para sabermos o quanto estamos eternamente vindo do frio, mas nem por isso devemos negar a vida, nossa bela e única vida.




  

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…