Pular para o conteúdo principal

Meus encontros com Lula

O ex-presidente Lula vive seu ocaso, e não vive esse ocaso com grandeza, ele é incapaz de assumir um único erro, mesmo que seja ter estacionado em lugar indevido, mas Lula não é sozinho nesta incapacidade de assumir erros, não é só na política que se nega erros com verborragia contagiante, no nosso dia dia, nós mesmos também temos nossa incapacitante coragem de assumir erros, claro que se comparado aos erros de um ex-presidente ou senador nossos erros são pequenos, mas lembre-se todo câncer começar de maneira microscopia.
Em 1998 quando Lula perdeu pela terceira vez uma eleição presidencial não se deprimiu, foi andar pelo país e no dia 16 de setembro de 1999 foi a Santo Amaro da Purificação na Bahia, era aniversário de D. Canô, depois que deixou a casa da aniversariante Lula foi até a pequenina sede do PT, a sede funcionava em uma garagem alugada perto do Bar de Tote, eu estava lá, Lula chegou, um conhecido meu chamado Joaquim, a época presidente do PT municipal, me apresentou a Lula, ele apertou minha mão e disse: “ tudo bem companheiro?”. Não demorou foi cercado por muitas pessoas, saudado e abraçado.  
A visita à sede do PT em Santo Amaro foi rápida, logo depois uma comitiva encaminhou-se para o Assentamento São Domingos, esse assentamento fica as margens da BR 420 que liga Santo Amaro a BR 324 em direção a Salvador.
Fui até o assentamento no carro de Paulo Machado, militante de muitos anos do PT, lá no assentamento Lula subiu em um barranco e sem caixa de som começou a discursar para os trabalhadores rurais, na estrada as pessoas que passavam nos carros gritavam: Lula, Lula! Foi um momento emocionante, neste dia estava também Waldir Pires, Jaques Wagner e Rui Costa, o primeiro ex-governador da Bahia, os dois últimos seriam em breve governadores. Tudo que acabei de escrever foi documentado pela TV Bandeirantes e fotos do meu amigo Alcione.
Meu segundo encontro com Lula aconteceu em 2008, desta vez não teve aperto de mão, o vi de longe no palco do Centro de Convenções da Bahia em Salvador, era o dia 29, um terça feira. Eu era coordenador regional de educação do governo da Bahia, o evento daquela tarde me dizia muito, era entrega de certificados de conclusão do programa de alfabetização do governo do Estado, o TOPA (Todos pela Educação). Lula estava radiante, com camisa branca amarrotada, contou histórias da sua família, sua relação com o pai e irmãs. Foi uma tarde esperançosa, nunca esquecerei.
A última vez que vi Lula foi bem rapidamente, eu estava ao lado de minha mãe, era o dia 25 de setembro de 2006, ele foi novamente a Santo Amaro, desta vez para inaugurar o IF, Instituto Federal de Ciências e de Tecnologia, não era mais o mesmo, parecia cansado e já havia indícios de desvirtues em seu governo, depois daquela tarde nunca mais o vi de perto.
O Lula de 2017 colhe o que plantou, o desejo de eternizar seu partido no poder o levou a aceitar acordos com os mais notáveis criminosos deste país, agora ele senta no banco dos réus para acerta contas com uma justiça parcial e politizada, foi e será condenado, seus antigos aliados filhos da “burguesada” e pais e mães da justiça brasileira não serão condenados como Lula, porque não será condenado apenas a pagar juridicamente por erros comentidos, sua maior condenação será destruir sua biografia para que durante muitos anos outro homem ou mulher vindos das entranhas do Brasil não ousem sonhar ir tão longe. Curioso que na própria esquerda brasileira Lula é um estranho, a esquerda sempre foi elitista, na sua alta cúpula é muito difícil encontramos sobrenomes como “ Silva”, “ Santos”, “Jesus”, assim como na direita impera na esquerda também nomes alemães, italianos,espanhóis e ingleses.
Lula poderia neste momento assumir, ao menos, que uma vez na vida mijou no poste da esquina, isso humanizaria o animal político que ele é, isso lhe daria alguma grandeza neste fim melancólico da sua carreira política.


Postagens mais visitadas deste blog

Mãe

Livros. Bendita seja minha mãe que aos livros me apresentou, benditos livros que não me tornaram parte do lado doce da vida, mas também não me deixaram afundar no lodo existencial.  Bendita sejam todos letrados ou iletrados, benditos sejam os olhos "cegos" do meu pai que foram os guias dos meus passos, bendita seja cada letra do alfabeto, cada virgula, ponto, travessão, exclamação, dois pontos para me levarem ao mundo sem dor. Benditos sejam os anjos das vogais, os doutos das consoantes, Bendita seja minha professora Norma e sua doce alegria que na minha adolescência me mostrou a poesia da gramática, bendito seja meu professor Anchieta Nery  que me disse:  -Você é poeta. Bendita seja a noite, a sempre noite das minhas insônias, as tristezas amigas, o espelho que não me reflete, bendita seja a fé que não tenho,  esteja comigo para que na hora da minha morte eu não sofra o que já sofri pelas horas da vida. Benditos sejam os amores,  paixões,  verdades,incertezas da vida, gran…

A onda da mediocridade

Não acredite nesta história de "onda azul ou vermelha". Frases como essas foram criadas por empresas de propagandas, elas querem convencer você a votar da mesma maneira que nos induzem a comprar tal marca de cigarros ou cervejas. Essas empresas de publicidade não estão preocupadas com sua cidade ou sua felicidade, querem que você descida pela emoção, enquanto você ataca com sua emoção quem defende a "onda azul" ou quem defende a "onda vermelha", criando um clima de justiçamento político não enxerga o óbvio: as mentiras que são contadas, inventadas para que você se sinta bem estando de um lado ou outro, para que você tenha orgasmos políticos, como se realmente fizesse parte da mudança prometida, mas você é só uma ponte para que um grupo ou outro chegar ao poder. A “onda azul" e a " onda vermelha" são motivadas não por um sincero sentimento de esperança, realização ou sentimento cidadão, são motivadas pelo desejo de poder, é só o que aliment…

Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys

O que Caetano Veloso, Chico Buarque e Jean Wyllys têm em comum? Todos são ex-empregados da Rede Globo. O Buarque e o Wyllys se dizem de esquerda, Veloso é...é... Olha quem sabe, porém quem nemnem. Pois bem. Há quem acredite que "gênios" se fazem sozinhos, que eles têm o poder mágico do talento e só isso basta para que tenham reconhecimento e sucesso. Não é. Sem o poder da Rede Globo nunca essas pessoas teriam o alcance que tiveram e duas delas levantariam dúvidas sobre a suposta genialidade atribuída a ambos. Dez entre dez pessoas “super inteligentes” “cabeças”, “imunes a manipulação da mídia golpista” têm no trio citado aqui algo que chamo de esquerdismo cristão. Conheço até pessoas que recusaram participação em programas da Rede Globo, acreditando assim estarem contribuindo, como bem cantou Raul Seixas, “para ao nosso belo quadro social”, mas rezam na cartilha de crias da própria Globo. Jean Wyllys é um pouco mais velho que eu, mas somos da mesma geração, militei anos n…