![]() |
O discurso fascista tomou conta de muitos corações deste país, esse fascismo não é nos moldes italiano, aqui ele se tornou um guarda chuva para diversas correntes racistas, religiosas, xenófobas e contra todo e qualquer direito humano que não seja do grupo dominante.
O atual presidente, Bolsonaro, fez toda sua carreira política atacando minorias, apoiando grupos de extermínio e milícias, no entanto na Câmara dos deputados seus colegas o colocavam sempre na categoria de “louco” ou sem “representatividade”, erro que agora custa caro.
A Rede Globo de televisão nunca foi imparcial, sempre teve lado, no entanto o ódio crescente pela Globo não é por causa de sua política de apadrinhamento de ditadores ou dos fatos que deixa de noticiar, mas por ser a Globo (ainda que timidamente) a emissora que mais contrata negros e ter negros na frente de programas e telejornais é algo inadmissível para os racistas e fascistas do país.
É curioso que na Globo tenha mais negros que nas TVs públicas, mantidas com dinheiro de todos e que por isso mesmo deveriam ter na diversidade racial do país suas bases cidadã.
É sintomático que no governo federal (cargos de primeiro ou segundo escalão) não tenha negros e o governo use das falácias para induz ao pensamento errado de que não vai colocar negros só para não parecer “bonzinho” ou “politicamente correto”.
Esses dias uma mulher gritava que a culpa das crianças mortas no Rio de Janeiro não é da PM ou do governo, mas dos maconheiros, dos moradores dos morros e pasmem, das próprias vítimas. Um discurso fascistas e racista de quem apoia a morte de negros e pobres, de quem é capaz de também matar para justificar seu “direito de defesa”.
Não creio que sairemos dessa situação sem grave comoção social, os fascistas estão tomados pelo espírito homicida, eles vão matar, ora usando o Estado (como já o fazem), ora usando forças paramilitares.
A grande aliada do fascismo é a polarização política, quanto mais polarizado for o debate mais o monstro fascista vai crescer. Ele fez muita gente crer em uma visão de mundo binária, o bem contra o mal, o justo contra o ímpio, homens de bem em defesa da família contra os promíscuos. Essa visão deve ser combatida e vencida.
Enfrentar tudo isso vai muito além do mundo binário entre esquerda e direita, do nós contra eles, envolver todas forças democráticas.
O único consolo é que não estamos em 1964, estamos em 2019 , o mundo olha para nós, espero não ser ingênuo, mas desta vez não poderão esconder cadáveres nos porões do Palácio do Planalto.
Deixo o canto lamento de esperança e luz de Preto Paulo:
