Pular para o conteúdo principal

O fascismo na desordem das almas


O discurso fascista tomou conta de muitos corações deste país, esse fascismo não é nos moldes italiano, aqui ele se tornou um guarda chuva para diversas correntes racistas, religiosas, xenófobas e contra todo e qualquer direito humano que não seja do grupo dominante.
O atual presidente, Bolsonaro, fez toda sua carreira política atacando minorias, apoiando grupos de extermínio e milícias, no entanto na Câmara dos deputados seus colegas o colocavam sempre na categoria de “louco” ou sem “representatividade”, erro que agora custa caro.
A Rede Globo de televisão nunca foi imparcial, sempre teve lado, no entanto o ódio crescente pela Globo não é por causa de sua política de apadrinhamento de ditadores ou dos fatos que deixa de noticiar, mas por ser a Globo (ainda que timidamente) a emissora que mais contrata negros e ter negros na frente de programas e telejornais é algo inadmissível para os racistas e fascistas do país.
É curioso que na Globo tenha mais negros que nas TVs públicas, mantidas com dinheiro de todos e que por isso mesmo deveriam ter na diversidade racial do país suas bases cidadã.
É sintomático que no governo federal (cargos de primeiro ou segundo escalão) não tenha negros e o governo use das falácias para induz ao pensamento errado de que não vai colocar negros só para não parecer “bonzinho” ou “politicamente correto”.
Esses dias uma mulher gritava que a culpa das crianças mortas no Rio de Janeiro não é da PM ou do governo, mas dos maconheiros, dos moradores dos morros e pasmem, das próprias vítimas. Um discurso fascistas e racista de quem apoia a morte de negros e pobres, de quem é capaz de também matar para justificar seu “direito de defesa”.
Não creio que sairemos dessa situação sem grave comoção social, os fascistas estão tomados pelo espírito homicida, eles vão matar, ora usando o Estado (como já o fazem), ora usando forças paramilitares.
A grande aliada do fascismo é a polarização política, quanto mais polarizado for o debate mais o monstro fascista vai crescer. Ele fez muita gente crer em uma visão de mundo binária, o bem contra o mal, o justo contra o ímpio, homens de bem em defesa da família contra os promíscuos. Essa visão deve ser combatida e vencida.
Enfrentar tudo isso vai muito além do mundo binário entre esquerda e direita, do nós contra eles, envolver todas forças democráticas.
O único consolo é que não estamos em 1964, estamos em 2019 , o mundo olha para nós, espero não ser ingênuo, mas desta vez não poderão esconder cadáveres nos porões do Palácio do Planalto.
Deixo o canto lamento de esperança e luz de Preto Paulo:


Postagens mais visitadas deste blog

Ibaneis Rocha

Ao Excelentíssimo Senhor


Ibaneis Rocha


Governador do Distrito Federal


Brasília, 06 de janeiro de 2019.


Exmo. Sr. Governador,


Venho solicitar a Vossa Excelência que atente para a situação das árvores em Vicente Pires. Como morador fico feliz pelas obras que começaram e agora, tenho certeza, na sua gestão serão retomadas de maneira humanizadas. E é por acreditar na visão humanista de Vossa Excelência que escrevo aqui, não para pedir nada para mim, mas para as árvores que ficam nas vias públicas. Com o alargamento das ruas sei da necessidade se cortar algumas árvores, mas o que me causa terror é saber que quase todas as árvores serão arrancadas das ruas, árvores que fazem parte do único paisagismo verde de Vicente Pires, no entanto não é só uma questão estética, mas também de saúde. Como sabemos as árvores atenuam o calor, barulho dos carros, retém a poeira das ruas, nos oferecem sombras, acalmam e claro filtram o ar. Não queremos que Vicente Pires tome, por exemplo, a avenida comercial em …

"A felicidade é uma arma quente”

Eu que nunca saio do meu lugar exílio, imagino como o mundo deve ser lindo. Estou tão fantasma em Santo Amaro que me considero um prisioneiro condenado a devorar-me sem piedade e pouco a pouco ir morrendo de tantas angústias que não há sol a iluminar tanta escuridão.
Você descobre que está ficando para trás quando todos da sua geração foram embora. Quando esses seus amigos voltam à cidade e você só fala com eles do passado é sinal também que a amizade já era, ficou presa em algum lugar desse mesmo passado. Nem eles e nem você cabem mais na vida um do outro.
Acostumar-se com migalhas de felicidade, com aparente segurança da rotina é um passo certo para pararmos no tempo, para voltado às pequenas coisas nos tornamos bobos de uma corte morta há tempos.
Torna-se um monumento não é bom, se isso acontece quer dizer que mesmo você estando vivo, todos vão considerá-lo morto. Tenho a impressão que a natureza só mata alguém quando esse alguém já não interfere nem para o bem nem para o mal na vida…

Como é viver com ódio?

A internet parece ter sido transformada na vitrine do ódio. Sempre encontro bons vídeos e sites na internet com conteúdo interessante e instrutivo, mas esses sites e vídeos têm baixíssimas visualizações, por outro lado sites e vídeos com conteúdo de ódio ou violência têm milhares de acessos. Canais de políticos que não tem nada de proativo ou ideias criativas e práticas, mas explodem de ódio batem recordes de seguidores que expõe ódio, violência verbal e ameaças.   Parece ser um estado permanente de ódio, seja religioso, sexual, político ou cultural, nada escapa ao ódio. Algumas manifestações de ódio são abertas ou diretas, outras são disfarçadas de altruístas, mas todas têm como objetivo neutralizar qualquer voz dissonante dos que esses furiosos ambidestros pretendem. No mundo da violência emocional odeia-se por um único motivo: não há no mundo espaço para concepções socais diferentes das quais a ambidestra cavaleira do ódio defende.   O ódio emburrece, torna bruto corações e mentes…